I Semana do Empreendedorismo Feminino da UFPR

Nos dias 13, 14, 16 e 17 de novembro, ocorreu a Primeira Semana do Empreendedorismo Feminino UFPR, evento realizado em uma parceria entre a Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) e o Setor de Artes, Comunicação e Design (SACOD).

O evento teve início no Auditório da Administração do Centro Politécnico, na manhã do dia 13 de novembro, com a palestra “Empreender é coisa de mulher: Elas Empreendem!” com a palestrante Cris Alessi, seguido da apresentação do primeiro painel do evento: Gestoras e Empreendedoras no Serviço Público, por Letícia Justus, Mayara Elita, Regiane Ribeiro e Mirian Kroich.

Durante a tarde do mesmo dia, houve uma apresentação de Projetos de Extensão e Empresas Juniores da Universidade Federal do Paraná, no HUB de Inovação da SPIn. A apresentação iniciou com as estudantes Mariana Prokopowiski e Emanuelly Orbeli de Oliveira, que apresentaram as EJs Polygon e Isomeria, respectivamente. As palestrantes, além de apresentarem as Empresas Juniores – EJs – e os trabalhos que realizam, também relataram os desafios enfrentados por mulheres, no setor de exatas e científico, e no ramo de trabalho em que estão, devido aos estigmas presentes e da pouca presença feminina nesses espaços, um cenário que está sendo superado aos poucos.

Por conseguinte, ocorreu a apresentação dos projetos Meninas e Mulheres nas Ciências, com a professora dra Juliete, que expôs o trabalho, que realizam em parcerias com secretarias de educação, nas escolas municipais para a introdução da diversidade de mulheres nas ciências para as crianças do fundamental, e exposições e obras lançadas sobre mulheres cientistas. Por fim, as estudantes que compõem o projeto de extensão Ciência Para Todos também se apresentaram, o que permitiu que a comunidade conhecesse mais sobre o projeto e as diversas áreas que ele abrange.

Desta forma, foi possível entender a importância do trabalho feito dentro da Universidade Federal do Paraná e como ele é essencial na contribuição para que não haja somente apoio e incentivo para as mulheres que já estão dentro da Universidade, mas também na criação de uma visão inspiradora e acolhedora para meninas que trilharão o caminho do empreendedorismo no futuro!

Dando continuidade ao evento, o dia 14 de novembro foi marcado por exposições de painéis e rodas de conversas sobre os temas: Programa de Estímulo ao Empreendedorismo Feminino, com Daniela del Puente, Rafaela Boza e Rosecler Quirino; Empreendedoras Femininas no Ecossistema Paranaense com Mônica Berlitz, Júlia Mendonça e Yara Lima; Feminino em Spin-offs Acadêmicos com Michelle Tadra, Nicolle Sayuri, Sandra Marchi, Mariana França; Gestoras de Ambientes de Inovação com Mari Pertile, Maura Guérios e Patricia Garcia; Empreendedorismo Feminino Intergeracional com Dagmar de Castro, Rebecca Leão e Júlia Nycolack; e Diversidade no Empreendedorismo Feminino com Juliana Cidali, Kixirrá Jamamadi e Mariana Prokopowiski.

Por fim, a Semana do Empreendedorismo UFPR encerrou-se colocando em prática o apoio às mulheres empreendedoras com a Feira da Semana do Empreendedorismo Feminino, onde diversas empreendedoras apresentaram seus produtos para o público.

A SPIn agradece a todos os que fizeram presença nesta semana tão importante! Confira a galeria de imagens registradas sobre o evento: https://spin.ufpr.br/empreendedorismo/galeria-i-semana-do-empreendedorismo-feminino-na-ufpr/.

I Semana do Empreendedorismo Feminino da UFPR