Sobre

Nossa História

A Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn), criada em 2021, a partir de uma proposta de gestão construída com a comunidade UFPR, tem por objetivo promover o diálogo e o relacionamento entre a academia e agentes públicos e privados, na busca por parcerias estratégicas que contribuirão para o desenvolvimento institucional e para uma maior interação com a sociedade.

Agregando unidades já atuantes na administração central  da UFPR mas com novas atribuições e competências, com mais diálogo e maior interação com a comunidade, a SPIn chega para ser um elo com a sociedade.

 

Unidades da SPIn

Superintendência

Atua na formulação, coordenação e articulação de políticas para ações de inovação na UFPR, estimulando e apoiando a constituição de alianças estratégicas e o desenvolvimento de projetos de cooperação envolvendo empresas e entidades privadas sem fins lucrativos voltados para atividades
de ensino, extensão, pesquisa e desenvolvimento, que objetivem a geração de produtos, processos e serviços inovadores, a transferência e a difusão de tecnologia. 

Diretoria de Prospecção e Portfólio

Atua no mapeamento das competências e inovações geradas pela Universidade, identificando oportunidades de mercado e demandas tecnológicas para negociação de projetos e parcerias. Conheça mais sobre a Universidade, nossos pesquisadores, projetos e infraestrutura no Portfólio UFPR.

Agência de Inovação

Acompanha o processamento dos pedidos e a manutenção dos títulos de propriedade intelectual da instituição, negociando e gerindo os acordos de transferência de tecnologia oriunda da UFPR. Também é a unidade responsável por disseminar a cultura empreendedora para a comunidade UFPR, propiciando o desenvolvimento de ambientes promotores de inovação na Universidade e de mecanismos de geração de empreendimentos inovadores.

Agência de Governo e Investimento Social e Cultural

Unidade responsável por promover maior articulação com setor público, mapeando objetivos e estratégias nacionais, estaduais e municipais por meio do estudo de programas e ações do orçamento/LOA e idenficação de recursos e oportunidades para submissão/financiamento de projetos.

Agência de Parcerias

Atua na colaboração e celebração de acordos em parceria com instituições públicas e/ou privadas para realização de atividades conjuntas de ensino, extensão, pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico e, desenvolvimento institucional. Orienta a comunidade universitária sobre procedimentos com relação à instrução processual de convênios, contratos e similares (nacionais), observando o cumprimento das normas internas da Instituição e da legislação superior que regem a matéria, fornecendo subsídios técnicos e administrativos, visando promover condições para um trabalho de qualidade, transparente e eficaz.

PESQUISA
inovação
empreendedorismo
parcerias
sociedade

Nossa Missão

A SPIn tem como finalidade estimular e instrumentalizar organizações públicas ou privadas a contribuírem com o desenvolvimento de projetos da UFPR, propulsores do ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento institucional.

Promover inovação

Como Núcleo de Inovação da UFPR, busca contribuir não apenas para a gestão dos ativos de Propriedade Intelectual, mas também para o fortalecimento da Inovação e seus impactos no país.

Dar visibilidade à produção intelectual da UFPR

Demonstrar as competências e serviços da academia e prospectar parcerias com agentes públicos e privados através das oportunidades observadas dentro e fora da instituição.

Transformar a Educação Empreendedora

A educação empreendedora também ganha destaque nas ações de promoção dos ambientes de inovação.

Apoiar coordenadores

Por meio de suas unidades, busca atender os pesquisadores da UFPR, apoiando desde a prospecção à formalização e acompanhamento de parcerias.

A Marca da SPIn

A marca da Superintendência de Parcerias e Inovação – SPIn foi desenvolvida por estudantes do curso de Design Gráfico da UFPR, na disciplina de Temas Emergentes 7+8 (ODTE7), sob a orientação das professoras Carolina Calomeno e Juliana Bueno.

A representação gráfica da marca denota os conceitos de movimento, de mudança e de transformação, ações decorrentes das atividades e projetos da SPIn, realizados em sinergia com seus parceiros.

Ficha técnica: Carolina Kinopf; Gustavo Miranda; Gustavo Romero de Souza; Lucas Franco Mendes; Marina Lucio Mendonça; e Victor Hugo Biancamano.

SPIn

spin@ufpr.br

Agência
de Inovação

ag.inovacao@ufpr.br

Agência de Governo
e Investimento Social
e Cultural

agisc@ufpr.br

Agência
de Parcerias

parcerias@ufpr.br

Diretoria de Prospecção e Portfólio

portfolio@ufpr.br

Rolar para o topo