Transferência de Tecnologia

O que é Transferência de Tecnologia

A transferência de tecnologia é o processo em que o conhecimento inovador é disponibilizado para a sociedade, obtendo como resultado benefícios e desenvolvimento socioeconômico de forma sustentável.

As atividades de Transferência de Tecnologia têm como finalidade assegurar que o conhecimento científico e tecnológico produzido na UFPR esteja ao alcance do setor produtivo, a fim de que sejam desenvolvidas aplicações práticas a partir dos resultados das investigações científicas realizadas na Instituição.

Da criação de uma nova tecnologia, a partir do processo de produção do conhecimento, até o desenvolvimento de um produto comercial, a SPIn atua na divulgação e negociação da propriedade intelectual da UFPR e no acompanhamento dos contratos de transferência de tecnologia.

Contratos de Licenciamento e
Transferência de Tecnologia

As empresas podem fazer contratos de transferência de tecnologia e licenciamento com a Universidade. Os contratos de licenciamento e transferência de tecnologia têm como objeto o direito de uso e exploração comercial do conhecimento tecnológico (know-how) ou da tecnologia registrada ou protegida por propriedade intelectual, com ou sem exclusividade.

A SPIn, por meio da Agência de Inovação, conduz o processo de formalização para autorizar a exploração por terceiros do desenvolvimentos tecnológicos protegido pelos ramos específicos da propriedade intelectual.

 

Para conhecer todos os ativos de propriedade intelectual da UFPR, acesse nosso Portfólio

Ofertas Tecnológicas

Modalidades de Contratação

Em conformidade com a Lei 10.973/05 (Lei de Inovação), existem duas modalidades de contratação:

  • Contratação com cláusula de exclusividade de uso: deve ser precedida da publicação de extrato da oferta tecnológica em sítio eletrônico oficial da ICT, na forma estabelecida em sua política de inovação.
  • Contratação sem concessão de exclusividade ao receptor de tecnologia ou ao licenciado: pode ser firmado diretamente com a empresa, observando o cumprimento das normas internas da Instituição e das legislações superiores.

Orientação aos Pesquisadores

Orientamos os pesquisadores a não realizarem qualquer tipo de negociação sem o envolvimento da SPIn. Caso existam contatos de interessados em transferência de tecnologia ou parcerias para PD&I, entre em contato conosco.

Todas as relações institucionais deverão ser reguladas por instrumentos específicos, observando o cumprimento das normas internas da Instituição e das legislações superiores que regem a matéria, fornecendo subsídios técnicos e administrativos para a qualidade, transparência e eficiência.

Rolar para o topo