O Agrohackathon é uma maratona tecnológica em que estudantes de diversas áreas se reúnem para propor soluções para problemas específicos. Com foco na gestão de riscos no setor agropecuário, o evento também vai contar com atividades complementares, como treinamento dos participantes e visitas técnicas a propriedades rurais do Estado.
Podem participar do Agrohackathon estudantes universitários de todo o país. Os interessados podem fazer a inscrição gratuitamente até o dia 5 de abril pelo site – agrohackathon.com.br.
A iniciativa é uma realização do Centro de Cooperação e Inovação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), do Sistema FAEP/SENAR-PR e da Agro Ciência Cooperativa.
Programação
A fase de treinamento ocorrerá em 29 e 31 de março, com apresentações ministradas por técnicos da Embrapa e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), além de palestras de representantes de empresas especializadas do setor de seguro. No dia 8, acontece a etapa de imersão. Na região Oeste, a visita técnica será realizada no município de Palotina; na região da capital, os alunos conhecerão propriedades na Lapa e em Campo do Tenente.
Nos dias 9 e 10 de abril, ocorre a maratona tecnológica, propriamente dita, com os estudantes se debruçando sobre um problema prático. A intenção é que alunos de diferentes áreas compartilhem conhecimentos, propondo ações práticas e inovadoras que possam resolver as questões apresentadas.
Apoio
O Agrohackathon já tem confirmado o apoio da Cooperativa Sicredi Vale do Piquiri, Mapfre Seguradora, BrasilSeg Seguros, Sistema Ocepar, Agência Alemã de Desenvolvimento (GIZ), CVALE, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Secretaria de Agricultura do Estado do Paraná (SEAB), Secretaria da Educação e do Esporte (SEED), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); Embrapa Agricultura Digital, Sindicato Rural da Lapa, Sindicato Rural de Palotina, Sindicato Rural de Assis Chateaubriand e Cooperativa Bom Jesus.