Chamada CNPq/MCTI – 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência vinculada ao MCTIC, lançaram o edital que vai apoiar iniciativas de popularização da ciência em todo o país durante a 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontece de 2 a 8 de outubro.

São R$ 3 milhões destinados a projetos focados na divulgação da ciência para todos os públicos, como exposições, seminários, oficinas, mostras e feiras. As propostas devem seguir o tema desta edição da SNCT: “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”. O prazo de inscrições vai até 20 de agosto e o resultado final deve ser divulgado em 20 de setembro.

A coordenadora-geral de Popularização da Ciência do MCTI, Silvana Copceski Stoinski, reforça que o apoio às feiras de ciências envolve as crianças e ajuda a despertar a curiosidade. “É importante que os professores e as escolas leiam o edital e participem junto com a gente do processo de fomento à criatividade dos alunos durante a SNCT. Todos os anos os estudantes se preparam e levam seus trabalhos para as feiras em todo o Brasil. A transversalidade é um tema bastante amplo e pelo qual as crianças vão se interessar muito”, diz.

Podem submeter propostas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica; instituições estaduais e municipais de educação ou ciência e tecnologia; universidades públicas e privadas sem fins lucrativos, órgãos da administração direta e indireta de municípios, estados e DF; Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) e unidades e institutos de pesquisa.

Inscrições: 06/07/2021 a 20/08/2021

SNCT

Estabelecida por decreto em 2004, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem o objetivo de aproximar a ciência e a tecnologia da população. A ideia é criar uma linguagem acessível, com soluções criativas que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da ciência e aprofundarem seus conhecimentos. O tema em 2021 é “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”.

A SNCT é realizada pelo MCTI em parceria com secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil de todo o país.

Fonte: mcti.gov.br

Chamada CNPq/MCTI – 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)