Curitiba adota ambiente livre de regulações para validação de tecnologias

Curitiba é uma das primeiras cidades do país a adotar o modelo “Sandbox Regulatório”, que cria condições simplificadas para que empresas e startups recebam autorização temporária para desenvolver modelos de negócios inovadores e testar técnicas e tecnologias experimentais dentro do contexto de cidades inteligentes.

O decreto que institui o Programa Sandbox Curitiba foi assinado nesta quinta-feira (2/12) pelo prefeito Rafael Greca, em uma solenidade que reuniu os principais atores do ecossistema de inovação do Vale do Pinhão, entre eles a vice-reitora da Universidade Federal do Paraná, Graciela Inês Bolzon de Muniz e o coordenador da Incubadora de Empresas da UFPR, Pedro Gonzalez Cademartori.

Sandbox ou “caixa de areia” é um ambiente livre de regulações voltado para pesquisas, testes e validação de tecnologias, implementado no Brasil a partir do Marco Legal das Startups (Lei Federal n° 182/21).

Assinatura do decreto que institui o Programa Sandbox Curitiba. Curitiba, 02/12/2021. Foto: Pedro Ribas/SMCS.

Como funciona

O ambiente de teste é um modelo britânico, que permite que o município possa afastar a incidência de normas sob sua competência, de modo que a implementação de soluções voltadas para cidades seja realizada de maneira mais rápida e eficiente.

Em Curitiba, não haverá uma região específica onde as tecnologias serão testadas. Na prática, toda a cidade vira um espaço para experimentação, unindo startups, empresas inovadoras, Prefeitura e secretarias municipais para definir os desafios a serem enfrentados, buscando atender as necessidades da cidade e da população.

Greca afirmou ainda que o marco regulatório do Sandbox de Curitiba é essencial para tornar os curitibanos cada vez mais protagonistas da cidade.

“Nossa capital está cada vez mais tecnológica, mas as inovações que estão sendo adotadas são para tornar a capital cada vez mais humana, resiliente e sustentável”, defendeu Greca.

Exemplos não faltam, como os aplicativos Saúde Já e Curitiba App, a Fazenda Urbana de Curitiba, os Faróis do Saber e Inovação e o Fab Lab Cajuru.

Editais

O decreto 1885 cria o Programa Sandbox Curitiba e autoriza de forma experimental e temporária o teste de projetos, inovação científica, tecnológica e empreendedora na cidade. Editais selecionarão os projetos e os testes em áreas a serem definidas.

São consideradas soluções de caráter inovador elegíveis ao Programa Sandbox Curitiba produtos, serviços e processos que possam ser aprimorados por meio de testagem científica e tecnológica contemplando temas ligados a Cidades Inteligentes (Smart Cities), Big Data, Internet das Coisas (IoT) ou Indústria 4.0.

Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba

Curitiba adota ambiente livre de regulações para validação de tecnologias
Rolar para o topo