Portfólio UFPR: Casca de ovo é base para fertilizante ecológico mais eficiente que convencionais

Processo de moagem mecanoquímica desenvolvido na UFPR cria produto com liberação controlada de nutrientes evitando desperdícios na lavoura e problemas ambientais relacionados a fertilizantes usados atualmente

Calcula-se que a cada ano sejam produzidas quase 6 milhões de toneladas de cascas de ovos no mundo. Dar uma destinação adequada a este material, rico em cálcio, é a ideia por trás de um projeto desenvolvido no Laboratório de Química de Materiais Avançados (Laqma) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) que resultou em um fertilizante, que além do reaproveitamento do material demonstrou ter vantagens para a produção agrícola e para o meio ambiente.

Expansão do setor de beneficiamento de ovos traz benefícios, como maior vida útil do produto, mas gera uma grande quantidade de resíduos que necessitam destinação adequada. Foto: Steven Weirather

A principal novidade do projeto do Laqma é a forma de produção do fertilizante desenvolvida pelos pesquisadores, tornando-a mais eficiente que outras formas de aproveitamento deste tipo de resíduo. A técnica utiliza um processo de moagem mecanoquímico, em que os materiais reagem para formar novos produtos por meio da energia térmica e de fricção da própria moagem.

A casca é colocada em um moinho de esferas de alta energia juntamente com fosfatos de potássio, que reagem para formar novos compostos capazes de fornecer fósforo, cálcio e potássio, três componentes essenciais para o desenvolvimento das lavouras.

Roger Borges, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) que elaborou o projeto durante seu doutorado na UFPR, explica que a técnica é um desdobramento do trabalho que já vinha fazendo para o reaproveitamento do amianto. Menor solubilidade em água torna produto mais eficiente e com menos impacto ambiental.

*Texto: Superintendência de Comunicação Social para o Portal UFPR


A SPIn, por meio da Agência de Inovação, atua como facilitadora no processo junto ao INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial, oferecendo orientação e apoio aos pesquisadores e administrando os processos de proteção frente às instituições competentes.

Tem uma invenção desenvolvida na UFPR?
Saiba como protegê-la.


Informações da Patente

Título: SÍNTESE POR ATIVAÇÃO MECANOQUÍMICA DE HIDROGENO FOSFATO DE CÁLCIO E POTÁSSIO, FOSFATO
DE CÁLCIO E POTÁSSIO E HIDROXIAPATITA A PARTIR DE CASCAS DE OVOS (CALCITA) E MONOHIDROGENO FOSFATO
DE POTÁSSIO
Número: BR1020190144440
Status: Depositada em 12/07/2019
Titulares: Universidade Federal do Paraná
Autores: Fernando Wypych e Roger Borges
Classificação INPI: C – Química; Metalurgia
Palavras-chave: Cascas de Ovos, Fertilizante
Portfólio UFPR: acesse aqui a página da patente >>

Portfólio UFPR: Casca de ovo é base para fertilizante ecológico mais eficiente que convencionais
Rolar para o topo