SPIn UFPR promove a II Semana do Empreendedorismo Feminino

Evento tem o objetivo de promover e capacitar mulheres empreendedoras e ocorrerá entre os dias 11 e 14 de novembro.

Por João Cordeiro

Painel 4  da 1ª Semana do Empreendedorismo Feminino, em 2023, sobre Empreendedorismo Feminino Intergeracional.

A Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade, promove entre os dias 11 e 14 de novembro a II Semana do Empreendedorismo Feminino, no Auditório de Administração do Centro Politécnico da UFPR, em Curitiba. As inscrições para o evento abrem na semana do dia 21 de outubro.

A Semana acontece, do 1º ao 3º dia, das 09h da manhã às 18h da tarde e, no 4º dia, das 09h às 12h, com intervalos para coffee break e almoço. Cada dia de cerimônia oferecerá diferentes painéis, palestras, mentorias, workshops e rodadas de negócio com diversos nomes do meio empreendedor feminino paranaense e nacional e de instituições fomentadoras.

Os encontros têm como foco promover a inovação, a sustentabilidade e a liderança feminina, aliando os compromissos da ESG (Ambiental, Social e Governança) e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

O evento, que é gratuito e aberto para a comunidade, se motivou a partir da Lei nº 14.667, sancionada em setembro de 2023, que decreta a Semana Nacional do Empreendedorismo Feminino no mês de novembro. 

A relevância da Semana Nacional do Empreendedorismo Feminino

O decreto da Semana Nacional do Empreendedorismo Femino e a realização de eventos incentivadores, como a II Semana do Empreendedorismo Feminino, acontecem em meio a um mercado que se vê cada vez mais presente da participação das mulheres.

Em 2022, a partir de uma pesquisa realizada pelo PNADc (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) do IBGE, o Brasil alcançou a marca de 10,3 milhões de mulheres à frente de seus próprios negócios. Esse número indica que 34,4% dos empreendedores no Brasil são do gênero feminino, marca que se aproxima do ápice da participação feminina no mercado atingida em 2019, de 34,8%. O dado aponta para um cenário de recuperação no pós-pandemia.

As coletas do PNADc-IBGE expõem que as regiões com maior presença de mulheres donas de negócio são o sul e o sudeste brasileiro. Quanto à faixa etária dessas mulheres, a pesquisa revelou que a idade de maior participação é entre os 30 e 39 anos, com cerca de 47% de atuação. Entre as mulheres empreendedoras, 49,8% são autodeclaradas pretas.

Foto: Agência Brasil – Vinícius de Melo/SMDF

Apenas atrás da Índia, o Brasil está presente no 2º lugar no ranking mundial de empreendedores em potencial, com 47,7 milhões de brasileiros, segundo pesquisa de 2023 da Global Entrepreneurship Monitor (GEM). Assim, as mulheres representam 54,6% dos potenciais empreendedores nacionais. As áreas de cosméticos, vestuário e saúde foram as mais investidas, de acordo com a pesquisa da Associação Brasileira de Vendas Diretas (ABEVD), em 2023.

Para cada vez mais inovação e presença feminina, participe da II Semana do Empreendedorismo Feminino da UFPR! Do dia 11 ao dia 14 de novembro, no Auditório de Administração do Centro Politécnico da Universidade, em Curitiba. Confira a programação completa nos próximos dias no site e nas redes sociais da SPIn UFPR (@spin.ufpr).

SPIn UFPR promove a II Semana do Empreendedorismo Feminino
Rolar para o topo