Evento aconteceu entre os dias 11 e 14 de novembro e conteve 25 palestras, painéis e workshops voltados para o tema.
Por João Cordeiro
Vozes femininas se unem na manhã do primeiro dia de evento. Foto: UFPR TV
Entre os dias 11 e 14 de novembro, foi realizada a 2ª Semana do Empreendedorismo Feminino da Universidade Federal do Paraná (UFPR), promovido pela Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC). Ao longo de quatro dias, o evento reuniu diversas vozes da liderança feminina nacional e do fomento ao ciclo feminino de negócios para debates, painéis, palestras, mentorias e workshops.
Os encontros tiveram foco em temas como inovação e sustentabilidade, voltados para os compromissos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e da ESG (Ambiental, Social e Governança), mas assuntos como “empreendedorismo feminino na periferia”, “branding pessoal” e “presença digital” também foram abordados entre os 25 simpósios da Semana.
A 2ª Semana do Empreendedorismo Feminino da UFPR, impulsionada pela Lei 14.667/2023, que decreta a Semana Nacional do Empreendedorismo Feminino no mês de novembro, movimentou o Centro Politécnico da Universidade, trazendo um público de mais de 120 pessoas e ocupando os espaços do Auditório de Administração, do Auditório da SPIn e do Hub de Inovação para palestras e mentorias, além da fachada do Prédio de Administração para a feira de expositoras e vendedoras.
A Programação
Mesa de boas-vindas e introdução à 2ª Semana do Empreendedorismo Feminino da UFPR. Foto: UFPR TV
A Semana iniciou-se com a Cerimônia de Abertura Oficial, com a apresentação instrumental da pianista e professora de música, Silvia Nara Kruger. A mesa de boas-vindas foi coordenada por cinco vozes: a vice-reitora da UFPR, Graciela Trovon, a pró-reitora de cultura, Mayara Elita, as diretoras da SPIn, Patrizia Pancotto e Sara Dal-Comuni, e a ex-deputada e conselheira do Sebrae, Christiane Yared. Após a Abertura, a empreendedora, Tânia Gomes, conduziu a Palestra Magna do evento, intitulada “Liderança feminina e cultura do cuidado”.
Palestra Magna com Tânia Gomes, “Liderança feminina e a cultura do cuidado”. Foto: UFPR TV
O segundo dia foi marcado pelos diversos encontros voltados para o tema “Empreendedorismo criativo, empoderamento e inclusão”, com destaque para a palestra intitulada “Resiliência e coragem: histórias de mulheres que recomeçam”, com intervenção musical com o Qanun, apresentada pela palestrante, musicista e designer refugiada síria, Myria Tokmaji. Painéis sobre liderança em grandes empresas, moda sustentável, presença digital e networking e branding estratégicos também foram assuntos abordados durante o dia 12. O dia encerrou com o Workshop de DesignThinking, com a Professora Maria Goretti.
Myria Tokmaji faz intervenção musical com o Qanun durante sua palestra intitulada “Resiliência e coragem: histórias de mulheres que recomeçam”. Foto: SPIn UFPR
“Desenvolvimento pessoal e liderança” foi o eixo para o penúltimo dia. As palestras, workshops e painéis perpassaram pelas temáticas “jovens empreendedoras”, “planejamento de carreira”, “autoconhecimento” e “protagonismo feminino na hora de empreender”. Adriana Pontin, Isabella Juzkow, Angela Nardelli e Antonella Satyro foram apenas algumas das convidadas do dia 13.
Painel “Jovens Empreendedoras: superando desafios”, com Isabella Juskow, Juliana da Silva (mediadora) e Vitória Turquenitch. Foto: SPIn UFPR
Como encerramento, no dia 14, o evento iniciou-se com as palestrantes Josiane Scharneski, Keise dos Santos, Juliana Ares e Daniela Nunes tratando sobre “Como o empreendedorismo feminino pode transformar vidas nas periferias”, seguido pelo painel de encerramento da Semana com o tópico “Diversidade e inclusão no empreendedorismo”, conduzido pela vice-presidente do Instituto Nossa Causa, Sabrina Moreira, pela produtora-cultural, empresária e pesquisadora, Brenda Santos, e pela Facility Manager da Peróxidos do Brasil, Brissa Hervas.
Sabrina Moreira, Brenda Santos, Claudia Kanoni (mediadora) e Brissa Hervas após o painel “Diversidade e inclusão no empreendedorismo feminino”. Foto: SPIn UFPR
Apenas na sua segunda edição, a Semana do Empreendedorismo Feminino da UFPR se mostrou um evento plural, impactante e consciente para aqueles que estavam presentes. A cerimônia retorna no próximo ano, em novembro, com uma programação tão potente quanto a deste ano.
2ª Semana do Empreendedorismo Feminino da UFPR trouxe temas como “Empreendedorismo Feminino nas Periferias” e “Sustentabilidade em Meio à inovação”