Estudantes apresentam pitchs de soluções inovadoras em disciplina de Empreendedorismo e Inovação

Nos dias 15 e 16 de fevereiro de 2023, ocorreram as apresentações de vídeos pitchs de soluções inovadoras, com o objetivo de despertar a atenção de um investidor ou parceiro, desenvolvidos pelos discentes de Química, Engenharia Química e Engenharia Mecânica da UFPR, que cursam a disciplina de Empreendedorismo e Inovação, coordenada pelo professor Alexandre Claus do departamento de Engenharia Química da UFPR.

Além do pitch, durante a disciplina os discentes foram orientados e desafiados a desenvolver soluções inovadoras, sendo o pitch a finalização de uma etapa que iniciou com a identificação de problemas relacionados a um produto ou serviços. Seguido de etapas de brainstorming, prévia validação, desenvolvimento e análise da solução, MVP, modelo e plano de negócio. Os pitchs foram apresentados no HUB de Inovação – Renault Lab, espaço que visa fomentar o empreendedorismo e inovação de nossos alunos, que fica situado no Campus Politécnico, sob gestão da SPIn.

A atividade contou com 55 alunos, sendo apresentado um total de 25 pitchs que abordaram diversas demandas, tais como mobilidade urbana, gestão do intercampi, gestão de e-commerce, aplicação de tecnologias imersivas, automação laboratorial, alimentação restritiva e personalizada, embalagens reutilizáveis para entregas, reciclagem de garrafas pet e uso em impressoras 3D, equipamentos portáteis, máquina de café, rede social para praticantes de esportes, plataforma para conectar pesquisadores e grupos de pesquisa, app que visa o comércio redução do desperdício e perdas de alimentos perecíveis, cosméticos para pele negra, serviço de mecânica para bikes, serviço pet, combate a fakenews, serviços financeiros e plataforma para turismo e viagens.

Além disso, a ação contou com a participação dos servidores Maico de Ornelas e Nathalie Roder da gestão da Incubadora Tecnológica da UFPR, que interagiram com as equipes e apresentaram um pouco das atividades e oportunidades que o HUB e SPIN oferecem à comunidade acadêmica. Estiveram também presentes o empreendedor Gabriel Koch de Curitiba e o aluno Danilo Yukio da engenharia química vinculado ao projeto de extensão – Empreendedorismo e Inovação Tecnológica coordenado pelo professor Alexandre Claus. A apresentação dos pitchs a membros externos contribuiu e integrou ações deste projeto de extensão.