PROCESSO PARA O PREPARO DE CATALISADOR HETEROGÊNEO À BASE DE ARGILAS MODIFICADAS, USO DO CATALISADOR HETEROGÊNEO NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE BIODIESEL
O que é
Pesquisadores da UFPR desenvolveram um catalisador alternativo para a produção de biodiesel, de baixo custo, obtido a partir de matérias primas nacionais. O material é produzido a partir do tratamento de um tipo de argila extraída no Brasil, cujas propriedades são potencializadas para a conversão de óleos vegetais ou óleos residuais (óleo de fritura, por exemplo) em biodiesel, utilizando metanol ou etanol no processo.
A adição do biodiesel ao diesel tem aumentado progressivamente no Brasil, o que tem tornado a matriz dos combustíveis automotivos mais renovável e sustentável. Entretanto, um dos principais desafios da cadeia produtiva é a redução do volume de efluentes gerados pela necessidade de lavagem do biodiesel, que por sua vez, resulta, dentre outros fatores, dos tipos de catalisadores atualmente empregados.
A inovação gerada pelo catalisador desenvolvido, pode trazer vários tipos de ganhos econômicos e tecnológicos para o processo produtivo do biodiesel, pois utiliza matérias primas abundantes e brasileiras, evita a geração de efluentes, possui baixo custo, e permite o uso de óleos residuais e etanol no processo, dentre outros.
Licenciamento
INFORMAÇÕES DA PATENTE
NÚMERO: PI1107273-3
STATUS: Concedida em 20/10/2020
TITULARES: Universidade Federal do Paraná
AUTORES: Helton José Alves, André Marta da Rocha e Vinícius Kothe
CLASSIFICAÇÃO INPI: B – Operações de Processamento; Transporte
PALAVRAS-CHAVE: Catalisador, Biodisel