PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE PASSAS DE PHYSALIS PERUVIANA DESIDRATADA OSMOTICAMENTE
O que é
A presente invenção refere-se à passa elaborada com uma fruta exótica conhecida por physalis peruviana L. consumida sob a forma in natura. A classificação auxilia na padronização do produto, que segue para uma solução de sacarose na qual permanece em imersão até a transferência de massa simultaneamente entre a solução e o alimento. A lavagem seguida de secagem auxilia a remover o excesso da solução de sacarose. Segue para um secador até atingir a umidade desejada, resfriada, embalada e estocada a temperatura ambiente até o momento do consumo e comercialização.
Esta invenção compreende duas etapas: promover o aproveitamento e consumo da fruta durante o ano todo, através de produtos concentrados, compactos com estabilidade no armazenamento e facilidade de transporte e o desenvolvimento de um produto com valor agregado por tratar de uma fruta rica em vitaminas, sais minerais e compostos bioativos similar ao in natura.
O desenvolvimento deste produto soluciona o problema da sazonalidade com oferta de um produto pronto para o consumo e valor agregado. Proporcionando-se assim um produto alternativo à dieta dos consumidores, o qual favorecer o consumo de frutas que por consequência propicia um possível aumento no lucro para o produtor e as indústrias que processam frutas.
Licenciamento
INFORMAÇÕES DA PATENTE
NÚMERO: PI1106027-1
STATUS: Concedida em 08/10/2019
TITULARES: Universidade Federal do Paraná
AUTORES: Silvana Licodiedoff, Luciano André Deitos Koslowski, Ana Mery de Oliveira Camlofski e Rosemary Hoffmann Ribani
CLASSIFICAÇÃO INPI: A – Necessidades Humanas
PALAVRAS-CHAVE: Passa, Pyhsalis peruviana