COMPOSIÇÕES FARMACÊUTICAS COM AÇÃO LEISHMANICIDA E PROCESSOS PARA PRODUÇÃO DAS MESMAS

O que é
A presente invenção compreende processos para produção de compostos com ação antiparasitária. Mais especificamente, substâncias com ação inibitória ou tóxica frente a diferentes espécies de protozoários do gênero Leishmania, incluindo L. brazillensis e L. infantum. Propõe-se a produção destas substâncias a partir do cultivo de micélios e subsequentes processos de extração e purificação. Diversas espécies de fungos podem ser empregadas, preferencialmente dentre os macromicetos, mais especificamente a espécie Perenniporia martiusli.
O cultivo micelial pode ser realizado utilizando substratos líquidos ou sólidos de baixo custo e ampla disponibilidade, preferencialmente em biorreatores com controle de temperatura, agitação e aeração. Os processos de recuperação, extração e purificação podem incluir etapas de filtração, centrifugação, concentração, extração com solventes orgânicos, técnicas cromatográficas e secagem. Os produtos assim obtidos podem ser utilizados na formulação de fármacos destinados à prevenção ou ao tratamento de leishmanioses em humanos e outros animais.
Benefícios / Vantagens
- Produto para tratamento da Leishmaniose em animais e humanos..
Licenciamento
INFORMAÇÕES DA PATENTE
NÚMERO: PI1103781-4
STATUS: Concedida em 17/11/2020
TITULARES: Universidade Federal do Paraná
AUTORES: Carlos Ricardo Soccol, Vanete Thomaz Soccol, Francisco Menino Destéfanis Vítola, Miguel Daniel Noseda e Ricardo Cancio Fendrich
CLASSIFICAÇÃO INPI: A – Necessidades Humanas
PALAVRAS-CHAVE: Leishmaniose, Ação antiparasitária