EQUIPAMENTO PARA ADAPTAÇÃO EM TRIBÔMETRO PARA EXECUÇÃO DE ENSAIOS DE DESGATE EM BIOMATERIAIS UTILIZADOS EM PRÓTESES ORTOPÉDICAS DE JOELHO

portfolio-patentes (25)
Imagem meramente ilustrativa.

O que é

Desenvolvido a partir de um estudo de Mestrado conduzido no Laboratório de Tribologia e Revestimentos – Tribo-R da UFPR, o equipamento para adaptação em tribômetro linear permite a utilização de testes não lineares, ou seja, em superfícies articulares, como aquelas presentes nas endopróteses não convencionais do joelho.

O dispositivo é constituído por uma estrutura metálica projetada para acoplamento no tribometro linear, permitindo a conversão do movimento linear recíproco em oscilatório basculante.

O equipamento foi desenvolvido mediante a utilização de conhecimentos das áreas de Bioengenharia com o objetivo de simular o desgaste de biomateriais usados em próteses ortopédicas, permitindo obter exclusivamente o valor da taxa de desgaste do par tribológico em análise.

Benefícios

  • Permite a utilização do equipamento de ensaio tribológico originalmente concebido para ensaios lineares, para simulação de superfícies articulares;
  • Consiste em uma estrutura metálica que se acopla ao tribômetro linear;
  • Fornece o valor do parâmetro da taxa de desgaste.
Disponível para

Licenciamento

INFORMAÇÕES DA PATENTE

NÚMERO: PI1004143-5

STATUS: Concedida em 28/07/2020

TITULARES: Universidade Federal do Paraná e Associação Paranaense de Cultura

AUTORES: José Athayde Nogueira, Carlos José de Mesquita Siqueira e Beatriz Luci Fernandes

CLASSIFICAÇÃO INPI: G – Física

PALAVRAS-CHAVE: Tribômetro, Próteses ortopédicas

Rolar para o topo