PROCESSO PARA PRODUÇÃO DE BIOMASSA, PROTEÍNAS E LIPÍDIOS DE MICROALGAS UTILIZANDO MANIPUEIRA COMO SUBSTRATO
O que é
A presente invenção trata de um PROCESSO PARA PRODUÇÃO DE BIOMASSA, PROTEINAS E LIPIDIOS DE MICROALGAS UTILIZANDO MANIPUEIRA COMO SUBSTRATO, o qual vantajosamente utiliza como fonte de desenvolvimento das ditas microalgas os rejeitos da indústria de processamento de mandioca, notadamente a manipueira.
O processo de acordo com a presente invenção compreende etapas básicas de preparação da manipueira, adaptação e preparação do inóculo com a microalga Chlorella minutissima DEB&B 013, cultivo da microalga em condições controladas e utilização de ar suplementado ou não com CO2, separação da biomassa algal para posterior processamento, opcionalmente, recirculação da fase aquosa no processo até que se atinja níveis de DQO e DBO aceitáveis pelas legislações ambientais.
Benefícios / Vantagens
- Processo que utiliza resíduo líquido altamente tóxico do processamento da mandioca (manipueira). Tecnologia permite reduzir componentes tóxicos, assim como DBO e DQO presentes nesse efluente, gerando como produto biomassa algal rica em proteínas, lipídios e carboidratos que podem ser utilizados na alimentação humana, animal ou produção de cosméticos, entre outros.
Licenciamento
INFORMAÇÕES DA PATENTE
NÚMERO: PI0805091-0
STATUS: Concedida em 07/03/2017
TITULARES: Universidade Federal do Paraná
AUTORES: Carlos Ricardo Soccol, Ivo Alberto Borghetti, Jorge Alberto Vieira Costa e Julio César de Carvalho
CLASSIFICAÇÃO INPI: C – Química; Metalurgia
PALAVRAS-CHAVE: Manipueira, Biomassa