PROCESSOS DE TRATAMENTO DE SUPERFÍCIES EMPREGANDO A CARBOXIMETILCELULOSE E/OU SEUS DERIVADOS PARA APLICAÇÃO EM SUBSTRATOS METÁLICOS E CERÂMICOS
O que é
PROCESSOS DE TRATAMENTO DE SUPERFÍCIES EMPREGANDO A CARBOXIMETILCELULOSE E / OU SEUS DERIVADOS, compreendendo a imersão de substratos metálicos ou cerâmicos em soluções aquosas contendo carboximetilcelulose, derivados da carboximetilcelulose e sais de metais de transição; quaisquer ânions, e a CMC e/ou seus derivados no estado sólido.
Os substratos são introduzidos nas soluções para promover a formação de camadas por via de reações químicas. As soluções e os substratos podem ser submetidos, simultaneamente, à circulação de corrente elétrica em condições de potenciais eletroquímicos controlados para promover reações por via eletroquímica. Os substratos podem, ainda, ser diretamente cobertos com sólidos CMC e/ou seus derivados. As camadas de CMC e/ou seus derivados formados sobre os substratos podem ser dopadas com sais de metais de transição. Após o recobrimento com os filmes de CMC e/ou seus derivados, que se formam após secagem natural ou forçada, os substratos são submetidos à etapa do tratamento térmico em condições de atmosfera controlada e de temperaturas controladas de até 1200 graus Celsius.
O tratamento térmico promove a vitrificação dos recobrimentos depositados e apresentam propriedades de proteção, dos substratos, contra a corrosão, resistência a ataques de ácidos inorgânicos extremamente corrosivos, suas misturas, agentes redutores e a potenciais de oxidação-redução em toda a faixa de estabilidade eletroquímica da água e, também, resistente à abrasão.
Licenciamento
INFORMAÇÕES DA PATENTE
NÚMERO: PI0602757-1
STATUS: Concedida em 26/01/2016
TITULARES: Universidade Federal do Paraná
AUTORES: Ana Lúcia Ramalho Mercê, Ademir Carubelli e Volnei Gargioni
CLASSIFICAÇÃO INPI: C – Química; Metalurgia
PALAVRAS-CHAVE: Carboximetilcelulose, Tratamento de superfícies