DISPOSITIVOS MULTIPLEX IMPRESSOS EM 3D PARA APLICAÇÕES COMO (IMUNO)SENSORES ELETROQUÍMICOS
O que é
Este relatório descreve de forma minuciosa novos dispositivos impressos em 3D para aplicações eletroquímicas. Esses dispositivos, sensores, são produzidos por impressão em 3D e destinam-se a ser utilizados em aplicações eletro-analíticas com ênfase em triagem clínica.
O dispositivo é impresso em 3D pela técnica de deposição de filamento fundido. O dispositivo foi construído com os filamentos de Acrilonitrila butadieno estireno (ABS) e um filamento condutor composto de negro de fumo e ácido polilático. O dispositivo proposto conta com seis compartimentos para acoplamento de eletrodos de trabalho, que podem trabalhar simultaneamente, um contra eletrodo e um eletrodo de referência. Todos o material condutor constituinte da invenção foi impresso utilizando o filamento condutor de negro de fumo e ácido polilático. Subjacente ao compartimento dos eletrodos está o porta amostra impresso em ABS, de volume reduzido (~250 mL), que permite a investigação das respostas eletroquímicas através dos sensores. A aplicação do sistema, aqui descrito, refere-se ao desenvolvimento de imunossensores eletroquímicos para detecção e diferenciação de biomarcadores da COVID-19.
A invenção também possibilita e descreve a construção de novas arquiteturas de sensores eletroquímicos, garantindo utilizar inúmeras bases para o desenvolvimento de suas pesquisas com sensores e/ou biossensores.
Benefícios / Vantagens
O sistema apresenta baixo custo de produção, aproximadamente R$0,30 por teste. Permite a triagem de amplo espectro da COVID-19, fornecendo informações sobre infecção, presença de anticorpos, informações que geram maior robustez no prognóstico.
Licenciamento
INFORMAÇÕES DA PATENTE
NÚMERO: BR1020240040643
STATUS: Depositada em 29/02/2024
TITULARES: Universidade Federal do Paraná, Instituto Carlos Chagas – Fiocruz/PR
AUTORES: Márcio Fernando Bergamini, Luiz Humberto Marcolino Jr, Gustavo Martins, Franciele de Matos Morawski, Lucas Blanes
CLASSIFICAÇÃO INPI: C – Química; Metalurgia
PALAVRAS-CHAVE: Covid-19, Imunossensor Eletoquímico, Impressão 3D, Multiplex.