COMPOSTOS E PROCESSO DE ESTERILIZAÇÃO PARA TRANSFORMAR FRANGOS DESCARTADOS DA PRODUÇÃO DE AVIÁRIOS EM HIDROLISADO PROTEICO LÍQUIDO, GORDURA E FARINHA DE OSSOS ENRIQUECIDA COM AMINOÁCIDOS
O que é
Esse é um processo/produto que auxilia a resolver um dos grandes problemas da avicultura, a destinação eficaz de aves mortas das avícolas. Atualmente, a quantidade de aves mortas no setor avícola é grande, e, majoritariamente, as aves mortas são tratadas via o processo de compostagem, o qual é de difícil manejo e oferece muitos riscos sanitários a produção avícola.
Com o nosso processo/produto, conseguimos transformar essa realidade, pois em vez de descartar as aves mortas em ambientes de compostagem, o nosso processo/produto transforma esse passivo ambiental em líquido, ossos e sapaneáceos que são de fácil manipulação no fim do processo. Além disso, os resultados desse processo/produto podem ser reutilizáveis como fertilizantes, adubos, farinhas, saponáceos e outros.
Benefícios / Vantagens
- Os principais beneficiários são os avicultores e as integradoras, pois uma destinação sanitariamente correta ajuda a prevenir uma série de doenças que possam vir a surgir do manejo de aves mortas nos aviários.
- Os benefícios são:
– solução sanitariamente adequada;
– fácil manejo do processo;
– transformação de um passivo ambiental em produtos que possam ser usados em fertilizantes, rações, adubos, farinhas, saponáceos e outros. - Além desses, podemos citar empresas que desejem trabalhar com o resultado final do processo/produto para produzir fertilizantes, adubos, rações, farinha, saponáceos e outros.
Licenciamento
INFORMAÇÕES DA PATENTE
NÚMERO: BR1020230262775
STATUS: Depositada em 13/12/2023
TITULARES: Universidade Federal do Paraná e Reuse Soluções Ambientais Ltda.
AUTORES: Débora Leal, João Paulo Schauff, Muriel Henrique Aguiar, Eduardo Cesar Meurer, Maycon Diego Ribeiro, Simão Nicolau Stelmastchuk e Valquiria de Moraes Silva Ribeiro.
CLASSIFICAÇÃO INPI: C – Química; Metalurgia
PALAVRAS-CHAVE: Avicultura, compostagem, fertilizantes, hidrolisado proteico