MANOGALACTANA PARCIALMENTE METILADA DE PLEUROTUS ERYNGII: UM NOVO LIGANTE DE GALECTINA-3 COM PROPRIEDADES ANTIMELANOMA

O que é

Câncer é uma doença caracterizada pela proliferação descontrolada das células. Dentre os diversos tipos de câncer, destaca-se o melanoma, que é o tipo de câncer de pele com maior agressividade. Estas células tumorais modificam o meio ao redor delas, resultando em alterações que estimulam a progressão do tumor.

Assim, a busca por novos tratamentos que possam parar ou minimizar estas alterações são uma boa opção para novas pesquisas. Nosso propósito, demonstrado neste pedido de patente, foi de inibir uma molécula (galectina-3), que estimula a progressão tumoral desse ambiente, através da ligação com outra molécula (manogalactana parcialmente metilada (MG-Pe)).

Resultados preliminares mostraram que o polissacarídeo MG-Pe, extraída do cogumelo Pleurotus eringii, tem ação antimelanoma, pois reduziu 60% do volume tumoral, sem apresentar efeitos adversos. Também vimos que ele reduz metástases e aumenta a sobrevida, quando associado ao quimioterápico Dacarbazina, utilizada atualmente no Sistema Único de Saúde do Brasil (SUS). E mais interessantemente, visualizamos que o MG-Pe se liga a uma proteína, chamada Galectina-3 (com ação pró-tumoral), e essa ligação é importante na redução da progressão tumoral.

Benefícios / Vantagens

  • Esta tecnologia traz como benefício o tratamento do câncer de pele do tipo melanoma.
  • Esta tecnologia traz como benefício um novo ligante de galectina-3.
Disponível para

Licenciamento

INFORMAÇÕES DA PATENTE

NÚMERO: BR1020230137644

STATUS: Depositada em 10/07/2023

TITULARES: Universidade Federal do Paraná, Universidade de São Paulo, Universidade Federal de Catalão.

AUTORES: Stellee MArcela Petris Biscaia, Edvaldo da Silva Trindade, Roger Chammas, Rilton Alves de Freitas, Marcelo Dias-Baruffi, Elaine Rosechrer Carbonero, Marcelo Iacomini.

CLASSIFICAÇÃO INPI: Necessidade Humanas

PALAVRAS-CHAVE: Inibidor de galectina-3; Melanoma; Pleurotus Eryngii; Tratamento do Câncer.

Rolar para o topo