PROCESSO DE OBTENÇÃO DE BIOCHAR MAGNÉTICO E USO DO BIOCHAR MAGNÉTICO COMO ADSORVENTE DE GLIFOSATO EM MATRIZ AQUOSA

O que é
A patente de invenção “Processo de obtenção de biochar magnético e uso do biochar magnético como adsorvente de glifosato em matriz aquosa” está inserida na área ambiental, referindo-se ao desenvolvimento de um biochar magnético produzido a partir do caroço do açaí.
Este resíduo constitui aproximadamente 80% da fruta, representando alto impacto no ambiente quando descartado incorretamente. A matéria-prima está disponível abundantemente e pode ser utilizada para o tratamento de contaminantes como agrotóxicos. O glifosato é um dos herbicidas mais utilizados no mundo, apresentando elevado risco para a saúde humana e contaminação ambiental. Neste contexto, a presente invenção visa aumentar o potencial de adsorção do biochar de caroço de açaí por meio de um método de coprecipitação utilizando FeCl2 e FeCl3 na presença de uma base (NaOH).
O objetivo deste processo é formar um biochar impregnado com óxido de ferro, com alta capacidade de remoção de glifosato em meios aquosos. A utilização do tratamento de ferro permite a obtenção de maiores sítios entre o adsorvente e o adsorbato. A partir disso, pode-se obter um tratamento mais rápido e eficiente, promovendo a descontaminação de recursos hídricos e efluentes contendo glifosato, além de valorizar um resíduo da cadeia produtiva do açaí.
Licenciamento
INFORMAÇÕES DA PATENTE
NÚMERO: BR1020230036503
STATUS: Depositada em 27/02/2023
TITULARES: Universidade Federal do Paraná e Universidade Federal do Rio Grande
AUTORES: Munise Zaparoli, Michele Greque de Morais e Jorge Alberto Vieira Costa
CLASSIFICAÇÃO INPI: B – Operações de Processamento; Transporte
PALAVRAS-CHAVE: Biochar magnético, açaí, glifosato