PROCESSO DE PRODUÇÃO DE BIOCARVÃO CONDUTOR A PARTIR DA PIRÓLISE DERIVADA DE BIOMASSAS, RESÍDUOS TEXTEIS, SÓLIDOS URBANOS E DA SAÚDE

PI0575_BR1020210214830
Imagem meramente ilustrativa.

O que é

A presente invenção consiste na alteração do meio de pirólise, por meio da introdução de vapor de álcool, ou mistura de álcoois, juntamente com gás inerte, gerando biocarvão condutor. A mistura contendo o gás inerte e álcoois é mantida sob refrigeração para um maior controle do processo.

O uso da presente invenção permite a aplicação dos biocarvões formados em dispositivos com maior apelo tecnológico, como dispositivos armazenadores de energia, materiais condutores, tintas condutoras, entre outras. Além disso, é capaz de converter uma maior quantidade em massa/massa de biocarvão com menor teor de cinzas em comparação com as outras técnicas de pirólise disponíveis.

Benefícios / Vantagens

  • O principal benefício oferecido pela tecnologia é a produção de um subproduto que pode ser comercializado com maior valor agregado, o biocarvão condutor, por meio de uma alteração simples no processo. Além disso, podem ser utilizados diversos tipos de matéria prima no processo de pirólise, como plástico, biomassa, borracha, papel, papelão, resíduos têxteis e resíduos da saúde.
  • O biocarvão condutor é formado de uma maneira simples e barata em comparação a outros produtos condutores similares (grafite, grafeno, óxido de grafeno, nanotubos de carbono e negro de fumo), a partir de resíduos. Além disso, o biocarvão é formado com baixo teor de cinzas pela presente tecnologia.
  • Os beneficiários são as empresas que fazem o tratamento de resíduos sólidos urbanos e da saúde.
Disponível para

Licenciamento

INFORMAÇÕES DA PATENTE

NÚMERO: BR1020210214830

STATUS: Depositada em 26/10/2021

TITULARES: Universidade Federal do Paraná

AUTORES: Mayara Regina Fornari, Bruna Maria Hryniewicz, Tatiana Lima Valerio, Marcio Eduardo Vidotti Miyata e Antonio Salvio Mangrich

CLASSIFICAÇÃO INPI: C – Química; Metalurgia

PALAVRAS-CHAVE: Biocarvão, condutor, resíduos, pirólise

Rolar para o topo