COBRE, CU (II) PARA USO COMO PARASITICIDA E AÇÃO SINÉRGICA NO CONTROLE DE ENDO E ECTOPARASITOS (ENDECTOCIDA) EM ANIMAIS DOMÉSTICOS

PI0566_BR1020210092238
Imagem meramente ilustrativa.

O que é

A presente invenção consiste na utilização de misturas do parasiticida NTX e produtos similares biologicamente ativos – sal de Cu-II e/ou complexos cúpricos e/ou associação com sais de Cu-II, como cloreto e sulfato de Cu-II (contraíons), para aplicação nos espaços produtivos e não produtivos, para o controle/supressão de endo e ectoparasitos e/ou controle populacional destes.

A mistura NTX e sais de Cu-II induz a potencialização e maior atividade biológica ao produto veterinário. Estas misturas foram avaliadas quanto à sua eficiência para o controle de nematodas gastrintestinais de ovinos e bovinos e do carrapato Rhipicephalus microplus. Os resultados mostraram que a CI50 de ambas as soluções, em combinação com o CI10 de NTX apresentaram efeito sinérgico em L3 de ovinos e bovinos. Desse modo, a mistura NTX com sal de Cu-II (cloreto e sulfato) atendem ao propósito de novas formulações para o controle de endo e ectoparasitos, tendo ação sinérgica para aplicações com ações abrangentes/multifuncionais, com utilização veterinária e agregação de valor a produtos convencionais como NTX e similares comerciais para o controle/supressão de endo e ectoparasitos. 

Benefícios / Vantagens

  • Desenvolver um produto com alta tecnologia e sustentável a base de sais de cobre para controlar o carrapato bovino e outros parasitos.
  • Melhorar o bem-estar animal com a redução da taxa de infestação animal.
  • Promover a saúde animal e ambiental, com a redução no uso de produtos sintéticos comerciais e resíduos em saneamentos, lagos e rios.
  • Desenvolver um produto (sais de cobre) com alta eficácia contra parasitos resistentes de bovinos.
  • Reduzir a população do carrapato bovino, pois o uso de sais de cobre inibe o desenvolvimento de ovos nas fêmeas.
  • Promover ganhos econômicos, socioeconômicos & ambientais, sendo uma vertente que deverá ser explorada a partir dos dados da potencialização de efeitos e atividade biológica obtidos.
Disponível para

Licenciamento

INFORMAÇÕES DA PATENTE

NÚMERO: BR1020210092238

STATUS: Depositada em 12/05/2021

TITULARES: Universidade Federal do Paraná e Universidade Federal da Grande Dourados

AUTORES: Carla Juliana Ribeiro Dolenga, Marcelo Beltrão Molento e Eduardo José de Arruda

CLASSIFICAÇÃO INPI: A – Necessidades Humanas

PALAVRAS-CHAVE: Parasiticida, Carrapato, Bovinos, Ovinos.

Rolar para o topo