PEPTÍDEO SINTÉTICO P.SC2.S.132 PARA KIT ELISA DE AVIDEZ NO DIAGNÓSTICO DE COVID-19

O que é
A presente invenção disponibiliza novo peptídeo sintético P.SC2.S.132 para aplicação no sorodiagnóstico por ELISA de avidez pela interação com o anticorpo IgG específicos para SARS-CoV-2. O peptídeo foi engenheirado a partir de uma sequência de aminoácidos da proteína S de SARS-CoV-2, adicionado de outros aminoácidos para conferir características específicas.
O antígeno testado frente a soros de pacientes infectados com o vírus se mostrou imunorreativo e capaz, diferenciar pacientes com infecção ativa daqueles potencialmente imunes usando teste de ELISA de Avidez. O novo antígeno demonstrou potencial para ser utilizado em diagnóstico sorológico da COVID-19, sendo capaz de diferenciar pessoas com infecção ativa daquelas potencialmente imunes pela presença de anticorpo IgG de alta avidez.
Benefícios / Vantagens
- Teste de baixo custo;
- Antígeno sintético;
- Rápida produção.
Licenciamento
INFORMAÇÕES DA PATENTE
NÚMERO: BR1020200243802
STATUS: Concedida em 24/05/2022
TITULARES: Universidade Federal do Paraná e Imunova Análises Biológicas Ltda.
AUTORES: Vanete Thomaz Soccol, Carlos Ricardo Soccol, Max Ingberman, Jean Michel Dela Vedova Costa, Raphael Aparecido Boschero, Manoel Hospinal Santiani, Gabriela do Nascimento Ferreira, Eliezer Lucas Pires Ramos e Breno Castello Branco Beirão
CLASSIFICAÇÃO INPI: A – Necessidades Humanas
PALAVRAS-CHAVE: COVID-19, SARS-Cov-2, Diagnóstico, Peptídeos sintéticos, Avidez.