DETERMINAÇÃO DE ATIVIDADE PECTINOLÍTICA ATRAVÉS DA REDUÇÃO DA VISCOSIDADE COMPLEXA EM REÔMETRO ROTACIONAL

PI0546_BR1020200213873
Imagem meramente ilustrativa.

O que é

A presente patente de invenção refere-se à elaboração de um método para quantificação de atividade pectinolítica em dispersões de pectina cítrica, principalmente extraída do bagaço de laranja, mas que pode ser aplicado para pectinas cítricas em geral. Para esta finalidade, definiu-se um método para o monitoramento da redução da viscosidade complexa nas dispersões durante a hidrólise da pectina, em tempo real, pela ação de pectinases, utilizando um reômetro rotacional. A queda da viscosidade complexa foi equiparada com a liberação de ácido D-galacturônico, principal monômero da estrutura da pectina e produto da hidrólise por pectinases.

A utilização da reologia como ferramenta para monitorar a atividade enzimática em tempo real pode trazer benefícios para a indústria por possibilitar o monitoramento da atividade enzimática em tempo real e apresentar o resultado imediato da análise.

Disponível para

Licenciamento

INFORMAÇÕES DA PATENTE

NÚMERO: BR1020200213873

STATUS: Depositada em 19/10/2020

TITULARES: Universidade Federal do Paraná

AUTORES: Nadia Krieger, Gustavo Alexandre Fuchs, David Alexandre Mitchell, Joana Léa Meira Silveira e Shayla Fernanda Barbieri

CLASSIFICAÇÃO INPI: G – Física

PALAVRAS-CHAVE: Pectina cítrica, Pectinases, Atividade Enzimática, Ácido D-galacturônico, Reologia, Viscosidade Complexa, Bagaço de laranja.

Rolar para o topo