ANTÍGENO PEPTÍDEO SINTÉTICO P.Mt.PD.7 PARA DIAGNÓSTICO DA TUBERCULOSE E SEU USO, COMPOSIÇÃO IMUNOGÊNICA E MÉTODO PARA IMUNODIAGNÓSTICO DA TUBERCULOSE


O que é
A presente invenção trata da proteção de novo antígeno peptídico mimético e seu uso em imunodiagnóstico da tuberculose. O mimotopo compreende uma sequência de aminoácidos detectada por phage display capaz de mimetizar epítopos de Mycobacterium tuberculosis. Os métodos de diagnóstico que emprega este peptídeo são baseados na interação do antígeno com componentes de amostras biológicas e posterior revelação da interação entre estes. O novo antígeno foi sintetizado quimicamente, avaliado e validado com soro de pacientes tuberculosos e controles negativos.
O antígeno em questão P.Mt.PD.7 (SEQ ID Nº 1) detecta resposta humoral, sendo útil ao diagnóstico da tuberculose por técnicas imunológicas, como o ensaio imuno-enzimático (ELISA indireto), mas não se limitando a esta. O teste ELISA usando o novo antígeno P.Mt.PD.7 alcança valores de sensibilidade e especificidade 100 e 98,5%, respectivamente. O(s) método(s) e o antígeno usado na presente invenção não apresentam toxicidade, não são invasivos, tornando-se uma opção de diagnóstico mais acessível de baixo custo. A aplicação desta invenção está relacionada com a saúde humana e se situa no campo industrial.
Benefícios / Vantagens
- Diagnóstico com alta sensibilidade e especificidade;
- Método não invasivo.
Licenciamento
INFORMAÇÕES DA PATENTE
NÚMERO: BR1020200198998
STATUS: Concedida em 28/06/2022
TITULARES: Universidade Federal do Paraná
AUTORES: Vanete Thomaz Soccol, Natalia Notto Serena, Raphael Aparecido Boschero, Carlos Ricardo Soccol e Violetta Pacce
CLASSIFICAÇÃO INPI: A – Necessidades Humanas
PALAVRAS-CHAVE: Tuberculose, Diagnóstico, Kit ELISA.