PROCESSO DE PRODUÇÃO DE MICROESFERAS POROSAS À BASE DE POLIHIDROXIALCANOATOS (PHAs) PARA IMOBILIZAÇÃO DE LIPASES E APLICAÇÕES

O que é
Lipases são enzimas amplamente utilizadas na indústria farmacêutica, de alimentos, biodiesel, produtos de limpeza, entre outros. No entanto, quando são utilizadas diretamente na forma livre possuem menor atividade, baixa seletividade, e grande dificuldade de separá-las do meio reacional para reutilizar. Para superar estas desvantagens, uma das formas é imobilizá-las em polímeros comerciais, como resinas poliacrílicas e polipropileno porque têm altas porosidade e área superficial, mas são de alto custo. Assim, a prospecção de novos suportes biodegradáveis a partir de fontes renováveis para lipases tem ganhado cada vez mais importância.
Neste contexto, merecem destaque os polihidroxialcanoatos (PHAs) e seus derivados, como o polihidroxibutirato (PHB), produzido por microrganismos como reserva energética. Além de serem hidrofóbicos e biodegradáveis, o PHB é insolúvel em muitos solventes orgânicos como etanol, metanol e n-hexano, que geralmente fazem parte do meio reacional na síntese de ésteres como o biodiesel e os biolubrificantes. Estas características tornam o PHB uma alternativa interessante para a imobilização de lipases. Além de imobilizar, o biossuporte de PHB podem atuar melhorando a estabilidade a da enzima frente a temperaturas mais elevadas, e após o uso, basta filtrar, lavar e preparar a enzima imobilizada para um novo uso, cumprindo os princípios da química verde.
Licenciamento
INFORMAÇÕES DA PATENTE
NÚMERO: BR1020200150022
STATUS: Depositada em 23/07/2020
TITULARES: Universidade Federal do Paraná
AUTORES: Nadia Krieger, Leandro Alves dos Santos, Jeferson Luiz Richter, Sônia Faria Zawadzki, Robson Carlos Alnoch e Vivian Rotuno Moure Valdameri
CLASSIFICAÇÃO INPI: C – Química; Metalurgia
PALAVRAS-CHAVE: Biomaterial, polihidroxialcanoatos, PHB, lipases, biotecnologia, síntese de ésteres.