NANOPARTÍCULAS LIPÍDICAS SÓLIDAS DE CERA DE ABELHA COM ENCAPSULAÇÃO SIMULTÂNEA DE FÁRMACO HIDROFÍLICO E FÁRMACO LIPOFÍLICO VIA DUPLA EMULSÃO LIVRE DE SOLVENTE, COMPOSIÇÃO FARMACÊUTICA PARA O TRATAMENTO SINÉRGICO DE MELANOMA CUTÂNEO E PROCESSO DE OBTENÇÃO

O que é

A presente invenção refere-se a uma nanopartícula lipídica sólida de cera de abelha preparada pelo processo de dupla emulsão água/óleo/água, sem utilização de solvente orgânico, contendo simultaneamente na mesma nanoestrutura um fármaco hidrofílico e um fármaco lipofílico para tratamento terapêutico sinérgico de melanoma cutâneo.

Esta preparação farmacêutica permite encapsulação simultânea de mais de um fármaco, que podem ter mecanismos de ação diferentes, e que juntos podem promover a morte da célula tumoral de forma mais eficiente no tratamento do câncer de pele como o melanoma.

Benefícios / Vantagens

O uso de nanopartículas lipídicas sólidas é vantajoso por ser um vetor farmacológico biocompatível, biodegradável e completamente reabsorvível pelo organismo humano. Além disso, o tipo de preparação (dupla emulsão) utilizado neste trabalho permite que fármacos com estruturas químicas e polaridades distintas e com mecanismos de ação diferentes possam ser encapsuladas na mesma nanopartícula simultaneamente. Assim, esta formulação pode permitir aumento no efeito terapêutico e pode diminuir a dose necessária administrada de cada um dos fármacos utilizados.

O uso da encapsulação simultânea dos agentes terapêuticos no nanomaterial pode promover também seu direcionamento e sua internalização simultânea nas células alvos (célula tumoral) oque possivelmente, juntamente com a redução da dose individual necessária, pode reduzir pelo menos em parte, os efeitos colaterais. 

Disponível para

Licenciamento

INFORMAÇÕES DA PATENTE

NÚMERO: BR1020200106759

STATUS: Depositada em 27/05/2020

TITULARES: Universidade Federal do Paraná, Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade do Extremo Sul Catarinense 

AUTORES: Arthur Poester Cordeiro, Claudia Sayer, Paulo Emilio Feuser, Pedro Henrique Hermes de Araujo, Paulo Cesar Lock Silveira, Ricardo Andrez Machado Ávila, Maria Eliane Merlim Rocha, Elizabeth Sousa da Cunha e Glaucia Regina Martinez.  

CLASSIFICAÇÃO INPI: Necessidades Humanas 

PALAVRAS-CHAVE: Nanopartículas lipídicas, Cera de abelha, Nanoestrutura.

Rolar para o topo