REPELENTES DE ARTRÓPODES OBTIDOS A PARTIR DA TRANSFORMAÇÃO QUÍMICA DE ÁCIDO LÁTICO, LACTATOS OU OUTROS DERIVADOS DO ÁCIDO LÁTICO

PI0521_BR1020200084330 (2)
Imagem meramente ilustrativa.

O que é

A presente invenção pertence aos campos da química verde e saúde humana, mais especificamente descreve a obtenção de repelente de artrópodes de alta eficiência a partir da transformação química de uma substância empregada pelos mosquitos como atraente, o ácido lático, bem como de lactatos, no caso o (S)-lactato de etila. Normalmente o ácido lático está presente na transpiração e no odor corporal de todos os animais de sangue quente e é um atrativo essencial para as fêmeas de A. aegypti.

A presente invenção parte do princípio de se utilizar a estrutura de dita substância, que já possui interação com os receptores dos mosquitos e funciona como atraente, para modificá-la. Para isso, a função hidroxila do ácido lático deve ser transformada em ésteres e a função ácido carboxílico em amidas, uma vez que ésteres e amidas são funções já presentes em outros repelentes, como na estrutura do DEET, do IR 3535 e do ftalato de dimetila. Para lactatos, no caso (S)-lactato de etila, a função éster deve sofrer uma reação de substituição de acila com amina de interesse e a função hidroxila deve ser acilada.

Todas as etapas empregadas na síntese das moléculas com efeito repelente, tanto a partir do ácido lático como de lactatos, são amplamente descritas em literatura. Ou seja, ao utilizar uma estrutura que já interage com os receptores dos mosquitos e modificá-la por meio da transformação de suas funções químicas em outras funções já presentes em outros repelentes, é possível transformar a estrutura de um atraente, ou de um derivado seu, em um repelente de alta eficiência.

Benefícios / Vantagens

  • Primeiro repelente derivado de um atraente;
  • Repelente de alta eficiência sintetizado a partir de molécula de baixa toxidade.
Disponível para

Licenciada – Com exclusividade

INFORMAÇÕES DA PATENTE

NÚMERO: BR1020200084330

STATUS: Depositada em 28/04/2020

TITULARES: Universidade Federal do Paraná

AUTORES: Francisco de Assis Marques, Beatriz Helena Lameiro de Noronha Sales Maia, Vinicius Annies, Renata Gonçalves Lara, Nayana Cristina da Silva Santos e Rita de Cássia Baiak

CLASSIFICAÇÃO INPI: C – Química; Metalurgia

PALAVRAS-CHAVE: Repelente, Ácido lático

Rolar para o topo