PROCESSO PARA PRODUÇÃO DE BIO-HIDROGÊNIO A PARTIR DE EFLUENTES AGROINDUSTRIAIS E CONSÓRCIO MICROBIANO PARA PRODUÇÃO DE BIO-HIDROGÊNIO

O que é
A busca por fontes energéticas renováveis e a diversificação da matriz energética global estão em constante crescimento. Assim, o hidrogênio produzido a partir de fontes renováveis surge como uma alternativa, pois é um dos poucos combustíveis cuja combustão não gera gases poluentes.
Na presente invenção o hidrogênio foi obtido a partir da fermentação escura de dois efluentes agroindustriais, a manipueira e a milhocina, com ou sem hidrólise prévia. Foram utilizados biorreatores operados em batelada com temperaturas na faixa de 15 a 45 °C e pH inicial na faixa de 4 a 8, e como inóculo foi utilizado um consórcio microbiano específico, desenvolvido para esta finalidade.
A presente invenção descreve uma tecnologia verde baseada em um processo fermentativo e um consórcio microbiano para a produção de um biocombustível não poluente e de alta densidade energética, e tem aplicação principalmente nos setores energético e agroindustrial.
Licenciamento
INFORMAÇÕES DA PATENTE
NÚMERO: BR1020190210559
STATUS: Concedida em 07/03/2023
TITULARES: Universidade Federal do Paraná e Universidade Tecnológica Federal do Paraná
AUTORES: Carlos Ricardo Soccol, Susan Grace Karp, Walter José Martínez Burgos, Adriane Bianchi Pedroni Medeiros, Eduardo Bittencourt Sydney e Júlio Cesar Carvalho
CLASSIFICAÇÃO INPI: C – Química; Metalurgia
PALAVRAS-CHAVE: Bio-hidrogênio, Resíduos agroindustriais, Manipueira, Milhocina, Micro-organismos