SÍNTESE POR ATIVAÇÃO MECANOQUÍMICA DE HIDROGENO FOSFATO DE CÁLCIO E POTÁSSIO, FOSFATO DE CÁLCIO E POTÁSSIO E HIDROXIAPATITA A PARTIR DE CASCAS DE OVOS (CALCITA) E MONOHIDROGENO FOSFATO DE POTÁSSIO
O que é
A patente apresenta um novo processo para síntese de diferentes fosfatos de cálcio e/ou potássio a partir de qualquer fonte de calcita transformando-o em fertilizantes de liberação controlada. Mais especificamente a síntese de hidrogeno fosfato de cálcio e potássio (K3CaH(PO4)2), fosfato de cálcio e potássio (CaKPO4) e hidroxiapatita (Ca5(PO4)3(OH)) por processo de moagem mecanoquímico realizado no estado sólido, em tempos de moagem entre 15 minutos e 24 h e rotações entre 100 rpm e 800 rpm e proporções em massa entre 2:1 e 1:2, idealmente 1:1.
Como precursores para as reações utilizou-se um resíduo da indústria alimentícia (casca de ovos) fonte de carbonato de cálcio ou calcita (98%), o que não limita a utilização de outras fontes diversas de carbonato de cálcio, seja na forma de resíduo ou outra, na presença de KH2PO4.
A mistura de fases sintetizada apresenta diferenças quanto a velocidade de solubilização dos seus componentes químicos fertilizantes, indicando que comparado com o precursor altamente solúvel (KH2PO4) e o pouco solúvel (CaCO3) os produtos apresentam velocidade de solubilização intermediária e controlável, ideal para fornecimento lento e gradual de fertilizantes, aplicável em culturas variadas.
Benefícios / Vantagens
Embora cascas de ovos não sejam consideradas como rejeito tóxico, como o amianto, elas são resíduos importantes principalmente provenientes da indústria de alimentos. E a sua reutilização na indústria de fertilizantes traria como principais benefícios:
- Eliminar o descarte inapropriado, por exemplo, em terrenos baldios, contribuindo negativamente para poluição do meio ambiente, produzindo odores fétidos e atraindo microrganismos e animais que muitas vezes são vetores de doenças para os seres humanos;
- Produzir fertilizantes ecológicos inteligentes, que evitam a eutrofização de mananciais de água. Além de proporcionarem uma potencial maior produção de alimentos por hectare, evitando inclusive o desmatamento de florestas.
- Contribuir para o desenvolvimento da Economia Circular, sendo um modelo/conceito econômico baseado do desenvolvimento sustentável, essencial para manutenção dos recursos naturais do planeta.
Licenciamento
INFORMAÇÕES DA PATENTE
NÚMERO: BR1020190144440
STATUS: Depositada em 12/07/2019
TITULARES: Universidade Federal do Paraná
AUTORES: Fernando Wypych e Roger Borges
CLASSIFICAÇÃO INPI: C – Química; Metalurgia
PALAVRAS-CHAVE: Cascas de Ovos, Fertilizante