OBTENÇÃO DE NANOCELULOSE DE PAINA (CHORISIA SPECIOSA) PARA USO COMO REFORÇO EM MATERIAIS DIVERSOS

O que é
A presente invenção compreende a obtenção de nanocelulose da paina (Chorisia speciosa) através de tratamento químico para deslignificação das fibras com hidróxido de sódio, clorito de sódio e/ou peróxido de hidrogênio seguido de uma trituração mecânica no moinho coloidal de pedras, em números de passes variados, em diferentes concentrações da fibra em meio aquoso, distância entre as pedras do moinho e as rotações para a obtenção de suspensões de celulose nanofibrilada. As fibras passam por ataque químico para a deslignificação sob temperatura constante e tempo determinado.
A nanocelulose produzida permite seu uso como reforço de diversos materiais poliméricos por exemplo, em diferentes áreas de atuação como na de embalagens de alimentos, materiais automobilísticos, materiais médicos e no reforço de papel.
Benefícios / Vantagens
- Utilização das fibras de paina, material parcialmente hidrofóbico e com morfologia especial para a obtenção de nanocelulose/nanofibras.
- Aplicação do nanomaterial para reforço de matrizes poliméricas que podem gerar produtos para embalagens, peças para automóveis, materiais médicos e para reforço de papel e similares.
Licenciamento
INFORMAÇÕES DA PATENTE
NÚMERO: BR1020190142413
STATUS: Depositada em 10/07/2019
TITULARES: Universidade Federal do Paraná e Universidad de Guadalajara
AUTORES: Thais Helena Sydenstricker Flores-Sahagun, Graciela Ines Bolzon de Muniz, Talita Szlapak Franco, Marcia Regina Leal, Rosa María Jiménez Amezcua, María Guadalupe Lomelí Ramírez e Alan Sulato de Andrade
CLASSIFICAÇÃO INPI: B – Operações de Processamento; Transporte
PALAVRAS-CHAVE: Nanocelulose, Nanofibras, Paina (Chorisia speciosa), Nanocompósitos, Celulose microfibrilada.