PROCESSO DE OBTENÇÃO DE FERTILIZANTE ORGÂNICO COMPOSTO E USO DO FERTILIZANTE OBTIDO

O que é
Trata-se de um processo para obtenção de fertilizante orgânico composto a partir de vinhaça de arroz hidrolisada enzimaticamente (HV). Para tanto, foi utilizado tecnologia de reação com enzimas imobilizadas (complexo multienzimático de proteases) em matriz de celulose. Este processo libera aminoácidos de alto valor biológico, possuindo emprego em áreas de agronomia e/ou biotecnologia.
O hidrolisado enzimático pode, também, atuar como substrato em processos fermentativos, incorporando à composição do fertilizante moléculas de interesse agronômico, como fitormônios (HVF). Adicionalmente, o hidrolisado enzimático pode ser utilizado com foco para enraizamento, se associado sinergicamente a um rizo-inoculante, introduzindo um microrganismo promotor de crescimento vegetal na formulação (HVI). Os produtos HV, HVF e HVI, resultantes do processo descrito nesta tecnologia, podem atuar como fertilizante foliar, enraizador ou auxiliar de germinação.
Benefícios / Vantagens
Fertilizante organomineral ecologicamente sustentável;
Aproveitamento de efluente da indústria alcooleira;
Uso de enzimas imobilizadas (baixo Custo / Reaproveitamento);
Benefícios de rizo inoculantes de modo ex situ;
Benefícios da presença de Fitormônios.
Licenciamento
INFORMAÇÕES DA PATENTE
NÚMERO: BR1020190096497
STATUS: Depositada em 13/05/2019
TITULARES: Universidade Federal do Paraná e Bio4-soluções Biotecnológicas
AUTORES: Miguel Daniel Noseda, André Oliveira Dos Santos, Jenifer Mota Rodrigues, Marcelo Calide Barga, Leonardo Magalhães Cruz e Maria Eugênia Duarte Noseda.
CLASSIFICAÇÃO INPI: C – Química; Metalurgia
PALAVRAS-CHAVE: Fertilizante orgânico, Enzimas imobilizadas, Matriz de celulose.