SISTEMA DE RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA UTILIZADO PARA A INATIVAÇÃO DE MICRORGANISMOS PRESENTES EM COMBUSTÍVEIS LÍQUIDOS

Ilustração esquemática do reator ultravioleta.

O que é

Trata-se de um sistema composto por lâmpadas UV, utilizada para eliminação e/ou inativação de microrganismos presentes em combustíveis líquidos. As lâmpadas têm ação direta nas estruturas celulares e químicas dos microrganismos, eliminando e/ou impedindo a multiplicação. 

O sistema é composto por um tanque de armazenamento, a circulação é realizada por uma bomba hidráulica acionada por um motor elétrico que fornece uma vazão de 40 ± 5 (L min-1). Sistema composto por colunas de reação, preferencialmente duas, cada coluna é composta por lâmpadas fluorescentes tubulares de flúor UVC, preferencialmente 4 lâmpadas. Com painel elétrico de acionamento para bomba hidráulica e lâmpadas UV. Dimensões compactas e passíveis de serem escalonadas, fácil manuseio e transporte do sistema em completo, promovendo à invenção uma grande aplicabilidade e mobilidade. 

A utilização de radiação UV para inativação de microrganismos atualmente é utilizada para tratamento de esgotos sanitários e efluentes, sem histórico no uso para eliminação de microrganismos no setor de combustíveis líquidos. Sendo que a utilização deste tratamento favorece a distribuição e comercialização de combustíveis líquidos, aumentando o tempo de estocagem, garantindo a qualidade do produto até o consumidor final.

Disponível para

Licenciamento

INFORMAÇÕES DA PATENTE

NÚMERO: BR1020190043156

STATUS: Depositada em 01/03/2019

TITULARES: Universidade Federal do Paraná

AUTORES: Helton José Alves, Andressa Caroline Neves e Fábio Rogério Rosado

CLASSIFICAÇÃO INPI: A – Necessidades Humanas

PALAVRAS-CHAVE: Combustíveis, Ultravioleta, Microrganismos

Rolar para o topo