NANOCELULOSE DE FIBRA DE CAPIM-DOS-PAMPAS (CORTADERIA SELLOANA) PARA MÚLTIPLOS USOS

PI0483_BR1020190010495
Imagem meramente ilustrativa.

O que é

 A presente invenção compreende a obtenção de nanocelulose do capim-dos-pampas (Cortaderia selloana) através do seu tratamento químico com hidróxido de sódio, clorito de sódio e/ou peróxido de hidrogênio seguido de uma trituração mecânica no moinho Masuko Sangyo em variados números de passes, distintas concentrações da fibra em meio aquoso, distância entre as pedras do moinho e rotações para a obtenção de géis de celulose nanofibrilada. A nanocelulose é obtida após o processo de deslignificação sob ataque químico diretamente na fibra sob temperatura constante e tempo de aquecimento fixado.

A nanocelulose obtida permite seu uso como reforço de diversos materiais poliméricos em diferentes áreas de atuação como na de embalagens, materiais médicos e no reforço de papel.

Benefícios / Vantagens

  • Aproveitamento de fibras de capim-dos-pampas, planta comum usada para ornamentação de jardins e como elemento decorativo para produção de nanocelulose.
  • Aplicação desta nanocelulose como agente de reforço de matrizes poliméricas (compósitos) em produtos tais como embalagens, materiais médicos, produtos plásticos de uso geral e também no refordo de papéis e similares.
Disponível para

Licenciamento

INFORMAÇÕES DA PATENTE

NÚMERO: BR1020190010495

STATUS: Concedida em 06/08/2024

TITULARES: Universidade Federal do Paraná

AUTORES: Thais Helena Sydenstricker Flores-Sahagun, Graciela Ines Bolzon de Muniz, Talita Szlapak Franco, Aline Caldonazo Sanlorenzi, Rosa María Jiménez Amezcua, Harrisson Lourenço Corrêa e Alan Sulato de Andrade

CLASSIFICAÇÃO INPI: D – Têxteis; Papel

PALAVRAS-CHAVE: Nanocelulose, Nanofibras, Capim dos pampas (Cortaderia selloana), Nanocompósitos, Celulose microfibrilada.

Rolar para o topo