MÉTODO PARA IMOBILIZAR LIPASES EM SUPORTES ORIUNDOS DA INDÚSTRIA TÊXTIL DURANTE A FERMENTAÇÃO NO ESTADO SÓLIDO

O que é
A presente invenção refere-se a um processo de produção, por fermentação no estado sólido, e imobilização de lipases utilizando como suportes, tecidos oriundos da indústria têxtil. Neste processo, o suporte é misturado ao meio de cultivo sólido. Devido à umidade do meio, as lipases extracelulares produzidas adsorvem no suporte têxtil adicionado ao meio sólido. Ao final do processo de fermentação, o suporte contendo as enzimas adsorvidas pode ser empregado diretamente em reações de biocatálise sem preparos prévios.
O objetivo da invenção é aproveitar um resíduo da indústria têxtil para imobilizar lipases ou enzimas em geral, agregando valor ao produto final que seria descartado no meio ambiente. Além disso, visa minimizar as etapas que envolvem um processo de imobilização por adsorção física convencional, a saber: extração da enzima; imobilização; separação da enzima imobilizada da solução inicial; secagem da enzima imobilizada. O método proposto mostrou-se mais eficaz em termos de redução de tempo, dispensa na utilização de alguns equipamentos e manutenção na eficiência catalítica da enzima em relação ao método convencional.
Licenciamento
INFORMAÇÕES DA PATENTE
NÚMERO: BR1020190002557
STATUS: Depositada em 07/01/2019
TITULARES: Universidade Federal do Paraná e Universidade Tecnológica Federal do Paraná
AUTORES: Alessandra Machado Baron, Patrícia Salomão Garcia, Milena Martins Andrade, Danilo Ribeiro Barnabe Junior e Nadia Krieger
CLASSIFICAÇÃO INPI: C – Química; Metalurgia
PALAVRAS-CHAVE: Fermentação, Lipases, Industria têxtil.