FRAGMENTO VARIÁVEL DE CADEIA SIMPLES (SCFV) DE ANTICORPO MURINO EM SUA FORMA RECOMBINANTE DETECTA HORMÔNIO DHEA EM AMOSTRAS HUMANAS


O que é
A presente invenção está relacionada ao campo da biologia molecular aplicada à medicina e à saúde humana. Apresenta a sequência aminoacídica das regiões de complementariedade das cadeias leve e pesada, além de um peptídeo juncional, de uma molécula recombinante de anticorpo monoclonal murino de classe IgM capaz de detectar o hormônio dehidroepiandrostenediona (DHEA) em amostras humanas.
O fragmento variável de anticorpo de cadeia simples (scFv), após ser expresso em sua forma recombinante, poderá ser utilizado para a detecção do DHEA em casos de puberdade prematura e de tumores da glândula supra-renal em crianças, bem como em casos de hirsutismo em adultos.
Benefícios / Vantagens
- A sequencia depositada é de um anticorpo que reconhece o hormônio DHEA que está relacionado à glândula adrenal.
- O sul do país é reconhecido mundialmente por tumores da glândula adrenal por uma mutação na proteína p53. Este anticorpo seria interessante tanto cientificamente quanto no diagnóstico dessa doença.
- Como este anticorpo detecta DHEA e DHEA-S, esta molécula pode ser usada na detecção desse hormônio na circulação e em tecido da adrenal.
Licenciamento
INFORMAÇÕES DA PATENTE
NÚMERO: BR1020180763423
STATUS: Depositada em 18/12/2018
TITULARES: Universidade Federal do Paraná
AUTORES: Rafaela Lenzi Fogaça, Alessandra Becker Finco, Sabrina Karim Silva, Larissa Magalhães Alvarenga, Juliana Ferreira de Moura, Bonald Cavalcante de Figueiredo e Philippe Billiald
CLASSIFICAÇÃO INPI: A – Necessidades Humanas
PALAVRAS-CHAVE: Anticorpo monoclonal, scFv, Marcador tumoral, DHEA, Tumor de suprarrenal.