EXTRAÇÃO DE ELEMENTOS TERRAS RARAS DE SOLOS POR MINERAÇÃO ASSISTIDA POR CAMPO ELÉTRICO UTILIZANDO REATOR ELETROCINÉTICO

O que é

A presente patente de modelo de utilidade se refere ao processo de extração de elementos terras raras de solos via mineração assistida por campo elétrico, a qual tem por objetivo contribuir para o suprimento à demanda consumidora de terras raras. O consumo dessa matéria-prima é crescente, uma vez que a produção de alguns elementos terras raras não são suficientes para atender a demanda, estando, assim, em uma condição crítica em relação ao suprimento. Sendo assim, de forma alternativa e complementar ao processo convencional de mineração, a mineração assistida por campo elétrico atua como um processo ambientalmente menos impactante. Para isso, a técnica tem como vantagem a possibilidade ser empregada in situ e/ou ex situ, a qual não interfere de forma significativa a logística local, além de poder ser empregada em solos de baixa permeabilidade.

Possui baixo custo energético, totalizando ao longo das 240 h de processo em escala de bancada 0,002 US$ kg-1 de solo. Também apresenta baixo consumo de água e faz uso de reagentes orgânicos biodegradáveis. Assim, a técnica é ambientalmente menos impactante, sem geração de resíduos adicionais, respeitando o ecossistema da região. Tornando-se um método ambiental, técnica, economicamente viável para extração de elementos terras raras. 

Benefícios / Vantagens

A motivação para a presente patente está atrelada à disponibilidade de elementos Terras Raras (TR) na forma mineral disposto nos solos, aliada à sua condição crítica de suprimento. Com isso, a relevância da patente se dá ao fato de que, até o presente momento, não foram encontrados na literatura casos de extração de terras raras de solos por Mineração Assistida por Campo Elétrico – MACE.

  • Benefícios: Mediante ao elevado impacto ambiental e econômico dos processos convencionais de extrativismo mineral dos TR, a mineração assistida por campo elétrico se torna uma alternativa menos impactante e economicamente mais atraente para a obtenção de TRs.
  • Vantagens: O processo pode ser aplicado para a mineração in-situ ou ex-situ em sistemas de pilhas. A maior eficiência da aplicação de campo elétrico para a extração dos elementos TRs demanda menor consumo de reativos químicos e de energia levando a redução, significativa, de impacto ambiental, consumo energético (embodied energy), emissões de CO2 (carbono footprint). Outra grande vantagem é a seletividade potencial do processo para a extração de diferentes elementos TRs, separadamente, de um mesmo solo.
Disponível para

Licenciamento

INFORMAÇÕES DA PATENTE

NÚMERO: BR1020180072641

STATUS: Depositada em 11/04/2018

TITULARES: Universidade Federal do Paraná

AUTORES: Carolina Mocelin Gomes Pires, Haroldo de Araújo Ponte e Maria José de Santana Jerônimo Ponte

CLASSIFICAÇÃO INPI: C – Química; Metalurgia

PALAVRAS-CHAVE: Terras raras, Mineração

Rolar para o topo