PROCESSO DE BIOATIVAÇÃO DE TECIDO COM ATIVIDADE ANTIBACTERIANA USANDO QUITOSANA E NANOPARTÍCULAS DE PRATA APLICADAS VIA SPRAY

O que é

O invento apresentado se trata de um processo para aplicar e sintetizar nanopartículas de prata em materiais têxteis tendo como objetivo conferir ao tecido atividade antibacteriana, o qual pode ser aplicado em tecidos destinados a confecção de artigos na área médica e esportiva. O processo consiste em aplicar sobre o tecido, utilizando equipamento spray, uma solução de um sal de prata e quitosana. O tecido impregnado é então exposto à radiação ultravioleta, a fim de formar nanopartículas de prata sendo que a quitosana atua como estabilizador, formando um filme uniforme sobre o tecido. 

Visto que a maioria dos processos visa a síntese de nanopartículas e posterior aplicação das mesmas no material têxtil, este processo minimiza o tempo de processo devido a aplicação e síntese serem realizadas em uma única etapa. Além disso, o processo de acabamento é comumente aplicado pela técnica de imersão que gera elevada quantidade de efluentes, o que não acontece com a técnica de aplicação por spray. Vale ressaltar que a técnica de spray já está disponível no mercado e permite fácil aplicação em grande escala.

Disponível para

Licenciamento

INFORMAÇÕES DA PATENTE

NÚMERO: BR1020170238911

STATUS: Depositada em 07/11/2017

TITULARES: Universidade Federal do Paraná, Universidade Estadual de Maringá e Universidade Tecnológica Federal do Paraná

AUTORES: Pedro Augusto Arroyo, Dayane Samara De Carvalho, Murilo Pereira Moisés, Celso Vataru Nakamura, Danielle Lazarin Bidóia e Helton José Alves.

CLASSIFICAÇÃO INPI: D – Têxteis; Papel

PALAVRAS-CHAVE: Nanopartículas de prata, Quitosana, Spray.

Rolar para o topo