USINA MÓVEL PARA BRITAGEM DE MINÉRIOS E RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL COM CORREIAS TRANSPORTADORAS HOMOGENEIZADORAS
O que é
Refere-se a invenção a uma usina móvel de britagem com dispositivo mecânico que permite o movimento radial automático de correias transportadoras, com a função de homogeneizar o material e aumentar o volume da pilha de estocagem.
As correias transportadoras são usadas em pedreiras, usinas de reciclagem de resíduos de construção e em qualquer atividade que necessite do transporte de materiais a granel. A correia transportadora homogeneizadora instalada sobre uma usina de britagem móvel é construída da mesma maneira que uma correia comum, mas possuindo na base um dispositivo que permite o movimento radial automático da correia. Este dispositivo pode ser executado de diferentes formas, através do uso de um rolamento de diferentes diâmetros acoplado a um sistema hidráulico, ou com o uso de um motor elétrico e redutor (ou moto-redutor) acoplado a um sistema de engrenagens ou polias e correia V.
As vantagens do sistema desenvolvido com relação às correias transportadoras tradicionais são: melhoria da qualidade do material produzido, pois comprovadamente ele apresenta menor heterogeneidade; e maior eficiência na produção, uma vez que reduz a necessidade de uso de pás carregadeiras para diminuir a altura das pilhas de estocagem quando as mesmas atingem a altura da correia transportadora.
Benefícios / Vantagens
- Produz agregados mais homogêneos, mesmo com origem em resíduos de construção.
- Aumenta o tamanho da pilha de estocagem.
- Diminui o uso de pá carregadeira, retroescavadeira, etc. para a redução da altura das pilhas de estocagem.
- Facilita muito a formação de amostras representativas a serem usadas no controle tecnológico.
- Possuem baixo custo de instalação, operação e manutenção.
Licenciamento
INFORMAÇÕES DA PATENTE
NÚMERO: BR1020170214540
STATUS: Concedida em 02/07/2024
TITULARES: Universidade Federal do Paraná
AUTORES: Leonardo Fagundes Rosemback Miranda
CLASSIFICAÇÃO INPI: B – Operações de Processamento; Transporte
PALAVRAS-CHAVE: Construção Civil, Usina móvel.