SEQUÊNCIA PEPTÍDICA MIMÉTICA DE AFLATOXINA APLICADA COMO IMUNÓGENO

O que é

A presente invenção está relacionada com o campo técnico da biotecnologia, sendo caracterizada por compreender a sequência aminoacídica QTDLDYLHPLINSWN capaz de induzir a produção de anticorpos específicos que reconhecem a aflatoxina B1. Com o objetivo de substituir conjugados de aflatoxina em imunizações e propor um modelo de imunização contra a toxina, foi obtido o imunógeno baseado no mimotopo, i.e. peptídeo mimético de aflatoxina expresso na superfície de bacteriófagos. O bacteriófago recombinante 3P30 foi selecionado pela técnica de phage display  e exibiu habilidade de ligação específica ao seu alvo cognato, anticorpo anti-AFB1, quando comparado a ligantes irrelevantes, demonstrando perfil dose dependente.

Em ensaio de imunização, o mimotopo expresso em fago e o peptídeo sintetizado quimicamente foram capazes de induzir anticorpos anti-peptídeo que reconhecem a aflatoxina. Esta estratégia comprova o mimetismo entre o peptídeo e a toxina, permitindo a aplicação do peptídeo mimético de aflatoxina para o desenvolvimento de vacinas.

Benefícios / Vantagens

  • Obtenção de uma sequência peptídica que mimetiza uma aflatoxina; 

  • Obtenção de um peptídeo que poderá ser empregado na produção de anticorpos específicos contra aflatoxina em modelo vacinal. 

Disponível para

Licenciamento

INFORMAÇÕES DA PATENTE

NÚMERO: BR1020170209806

STATUS: Depositada em 29/09/2017

TITULARES: Universidade Federal do Paraná

AUTORES: Carla Yoko Tanikawa de Andrade, Larissa Magalhães Alvarenga, Juliana Ferreira de Moura, Luiz Felipe Caron e Isabel Biasi Yamanaka.

CLASSIFICAÇÃO INPI: C – Química; Metalurgia

PALAVRAS-CHAVE: Anticorpos, Imunização, Aflatoxina.

Rolar para o topo