REPRESENTAÇÃO TRIDIMENSIONAL CROMÁTICA E SISTEMA DE CÓDIGO DE CORES PARA PESSOAS CEGAS, DALTÔNICAS E COM BAIXA VISÃO
O que é
A presente invenção apresenta um sistema de código de leitura de cores destinado às pessoas cegas e com baixa visão, pertencendo ao setor de linguagem/comunicação. Este sistema foi desenvolvido para proporcionar a identificação das cores às pessoas com deficiência visual de uma forma simplificada, com possibilidade de aplicação em pequenas dimensões e numa linguagem universal.
O sistema é composto por elementos físicos (triângulos cromáticos) e um conjunto de símbolos em relevo, objetivando a acessibilidade das cores dos objetos através do contato tátil. Estes códigos podem ser impressos diretamente sobre objetos, obras de arte, etiquetas, embalagens ou colados em etiquetas sobre os produtos dos diversos materiais, tais como plásticos, acrílicos, vidros, madeiras, metais, cerâmicas, pedras, papéis, couro, materiais orgânicos, bordados em tecidos, a fim de serem aplicados em roupas (vestimentas, roupas de cama, de banho, estofados, sapatos, acessórios em geral).
Benefícios / Vantagens
Acessibilidade das cores;
Independência;
Autonomia;
Inclusão social;
Autoestima;
Qualidade de vida.
Licenciada – Com exclusividade
INFORMAÇÕES DA PATENTE
NÚMERO: BR1020170181740
STATUS: Concedida em 10/01/2023
TITULARES: Universidade Federal do Paraná e Universidade do Estado de Santa Catarina
AUTORES: Sandra Regina Marchi, Maria Lucia Leite Ribeiro Okimoto, Milton José Cinelli, Ramón Sigifredo Cortés Paredes e Guilherme Ribeiro Lemos Molini
CLASSIFICAÇÃO INPI: G – Física
PALAVRAS-CHAVE: Pessoas cegas, Deficiência visual, Representação tridimensional cromática.