FOTOBIORREATOR PARA CULTIVO DE MICRO-ORGANISMOS FOTOSSINTETIZANTES

O que é

A invenção apresenta um fotobiorreator para cultivo de micro-organismos fotossintetizantes, em especial microalgas marinhas ou de água doce, para obtenção de biomassa microalgal e compostos de interesse biotecnológico, bem como fixação de CO2 presente em emissões diversas e tratamento de efluentes contendo elevada carga orgânica.

As características do fotobiorreator possibilitam sua instalação e operação em reduzido espaço, ao mesmo tempo em que permitem seu escalonamento e construção com volume operacional otimizado. Além do crescimento dos micro-organismos, a geometria do fotobiorreator permite realizar a recuperação da biomassa produzida por estratégias de floculação in situ, dispensando a transferência do volume para outros sistemas.

A utilização do sistema para cultivo de microalgas permite a utilização da biomassa em diferentes aplicações, desde a produção de suplementos alimentares, compostos para a indústria farmacêutica e cosmética, biofertilizantes e suplementação animal, o que torna o fotobiorreator apresentado uma ferramenta fundamental em processos biotecnológicos dessa natureza.

Benefícios / Vantagens

  • Elevada produtividade e controle da qualidade da biomassa de microalgas com grande variedade de aplicações;
  • Escalonamento do volume útil dos cultivos;
  • Baixo custo de construção e manutenção;
  • Recuperação da biomassa in situ;
  • Plasticidade do sistema de iluminação: luz natural ou artificial com variação na intensidade luminosa.
Disponível para

Licenciamento

INFORMAÇÕES DA PATENTE

NÚMERO: BR1020160294851

STATUS: Concedida em 28/12/2021

TITULAR: Universidade Federal do Paraná 

AUTORES: Miguel Daniel Noseda, Diego de Oliveira Corrêa, Maria Eugênia Duarte Noseda, Amanda Cristina de Oliveira, Bianka Sanae Noda Dominiz e Jenifer Mota Rodrigues

CLASSIFICAÇÃO INPI: C – Química; Metalurgia

PALAVRAS-CHAVE: Fotobiorreator, Microalgas, Biomassa microalgal.

Rolar para o topo