DISPOSITIVO CONTENDO MICROTURBINA E SEMIPAREDE PARA GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA ATRAVÉS DO APROVEITAMENTO DA ENERGIA CINÉTICA E POTENCIAL DE RIOS E RESERVATÓRIOS DE ÁGUA

PI0400_BR1020160268621
Imagem meramente ilustrativa.

O que é

Esta invenção é uma alternativa para a geração de energia elétrica através do aproveitamento da diferença de alturas (energia potencial) de reservatórios de água ou da energia cinética do escoamento da água que é desperdiçada durante o percurso de rios e também, de tubulações que escoam água potável ou servida.

O dispositivo é composto por tubo de alma raiada ou não, provido de uma semiparede e uma microturbina nos níveis de captação da energia. Metais ou preferencialmente, materiais como poli(cloreto de vinila) – PVC, poli(sulfeto de fenileno) – PPS, poli(éter-éter-cetona) – PEEK ou mesmo polímeros de baixo custo como o polipropileno – PP ou polietileno de alta densidade – PEAD podem ser usados nas hélices, sendo que a escolha do polímero depende da vazão de água e diâmetro da tubulação. A cada dispositivo contendo a microturbina, um gerador é ligado para a geração de energia elétrica.

Benefícios / Vantagens

  • Geração de energia elétrica em prédios e locais onde passam rios;
  • A energia gerada pode contribuir na redução da conta de energia elétrica em condomínios, prefeituras ou chácaras.
Disponível para

Licenciamento

INFORMAÇÕES DA PATENTE

NÚMERO: BR1020160268621

STATUS: Depositada em 17/11/2016

TITULARES: Universidade Federal do Paraná

AUTORES: Thais Helena Sydenstricker Flores-Sahagun e João Cesar Haupt Titon Junior.

CLASSIFICAÇÃO INPI: E – Construções Fixas

PALAVRAS-CHAVE: Geração de energia, Energia potencial, Escoamento de água.

Rolar para o topo