PROCESSO DE PREPARAÇÃO DE CAMADA ATIVA DE CÉLULAS SOLARES ORGÂNICAS, DISPOSITIVO FOTOVOLTAICO ORGÂNICO PRODUZIDO PELO MESMO E SEU USO

O que é

A presente invenção trata de um processo de preparação de camada ativa de células solares orgânicas envolvendo dois componentes, um polímero contendo silafluoreno e moléculas de derivados de fulereno ligadas quimicamente através de tratamento térmico posterior a sua deposição. 

Entre as vantagens de preparar os filmes com ancoragem química entre os componentes está a necessária conexão entre as fases em escala nanométrica, permitindo uma melhoria na eficiência de conversão elétrica a partir da energia luminosa e manutenção da morfologia inicial pelo tempo de vida do dispositivo. 

No caso da presente invenção, essa ligação química é feita depois da deposição do filme utilizando a energia fornecida no tratamento térmico de exposição do filme. Sendo assim, ocorre a eliminação da necessidade do uso de solventes orgânicos e reagentes para realizar a ligação química durante o processo de síntese dos componentes e consequente redução dos resíduos orgânicos prejudiciais ao meio ambiente.

Disponível para

Licenciamento

INFORMAÇÕES DA PATENTE

NÚMERO: BR1020160184916

STATUS: Concedida em 13/09/2022

TITULARES: Universidade Federal do Paraná e Universidade Federal do Rio de Janeiro

AUTORES: Maria Luiza Rocco Duarte Pereira, Lucimara Stolz Roman, Fabio de Almeida Ribeiro, Yunier Garcia Basabe, Cleber Fabiano do Nascimento e Marlus Koehler

CLASSIFICAÇÃO INPI: H – Eletricidade

PALAVRAS-CHAVE: Células solares orgânicas, Polímero, Dispositivo fotovoltaico

Rolar para o topo