FRAGMENTO VARIÁVEL DE CADEIA SIMPLES (SCFV) DE ANTICORPO FUSIONADO À AGENTE COLORIMÉTRICO DETECTA VENENO EM FLUIDOS BIOLÓGICOS

O que é
Fragmento variável de cadeia simples (scFv) de anticorpo fusionado à agente colorimétrico capaz de detectar veneno de animal peçonhento em fluidos biológicos foi obtido a partir da clonagem e expressão do gene referente à fosfatase alcalina bacteriana a um anticorpo monoclonal, denominado de LimAb7, capaz de reconhecer e neutralizar componentes do veneno da aranha marrom Loxosceles intermedia.
Como produto obteve-se uma proteína bifuncional colorimétrica que consiste no fragmento de anticorpo de cadeia simples (scFv) do LimAb7 fusionado à fosfatase alcalina (scFv LiMab7/FA). Por ELISA, scFv LiMab7/FA provou-se ser eficiente na detecção rápida e específica da peçonha em concentrações que variam de 39 a 20.000 ng/mL com um limite de detecção de 39 ng/mL sem haver reação cruzada com outros venenos testados.
Benefícios / Vantagens
Permite o desenvolvimento de testes para detecção do veneno com o emprego do fragmento de anticorpo recombinante;
Fragmento recombinante de anticorpo pode ser melhorado e adaptado a diferentes formatos de testes;
A detecção precoce e específica das toxinas permitirá um tratamento mais adequado aos acidentados.
Licenciamento
INFORMAÇÕES DA PATENTE
NÚMERO: BR1020160175674
STATUS: Depositada em 28/07/2016
TITULARES: Universidade Federal do Paraná e Universidade Federal de Minas Gerais
AUTORES: Juliana Ferreira de Moura, Larissa Magalhães Alvarenga, Carlos D. Chávez Olortegui, Philippe Billiald, Sabrina Karim Silva e Isabella Gizzi Jiacomini.
CLASSIFICAÇÃO INPI: C – Química; Metalurgia
PALAVRAS-CHAVE: Anticorpo fusionado, Veneno, Fluidos biológicos, Neutralizante