COMPÓSITO DE CINZAS DE CARVÃO MODIFICADO COM BETA CICLODEXTRINA

O que é
O Compósito de cinzas de carvão modificado com beta ciclodextrina(CDZFA-1) é um material adsorvente, de baixo custo, capaz de adsorver tanto contaminantes inorgânicos (Cd, Pb e Zn) como orgânicos (Bisfenol A -BPA e Fenotiazina). Foi feita a caracterização do mesmo, avaliando-se a estrutura e porosidade. Os estudos dos comportamentos desses materiais na adsorção e remediação foram feitos a diferentes condições inclusive de pH, diferentes concentrações, e em matrizes de água bidestilada e em amostra de água de rio natural.
Os resultados das remediações, após análise de concentração por Espectroscopia de Absorção Atômica, mostraram que a redução dos íons Cd2+, Pb2+e Zn2+, de forma conjunta presentes em água bidestilada, os resultados mostraram redução de até 99,5%, 98,6%, e 98,2%, respectivamente, e em amostra de água do rio Iguaçu, alcançou até 98,7%, 89,4%, e 91,2%, respectivamente, para os mesmos metais. Resultados de ensaios por MEV e EDS/EDS-MAPA comprovaram a complexação dos íons metálicos com o compósito CDZFA-1.
As soluções, em água natural de rio, foram contaminadas com 60 ppm de Bisfenol A e 60 ppm de Fenotiazina e a redução alcançou 12,8 % e 98,1%, respectivamente. Os resultados comprovaram a eficácia do compósito (CDZFA-1) tanto na remediação de contaminantes inorgânicos (metais Cd2+, Pb2+e Zn2+) quanto de contaminantes orgânicos (Bisfenol A e Fenotiazina) em amostras aquosas.
Licenciamento
INFORMAÇÕES DA PATENTE
NÚMERO: BR1020160152011
STATUS: Concedida em 09/08/2022
TITULARES: Universidade Federal do Paraná
AUTORES: Edgar Winter Júnior, Ana Lucia Ramalho Mercê, Denise Alves Fungaro e Thieme Graça Fatori Deguchi
CLASSIFICAÇÃO INPI: C – Química; Metalurgia
PALAVRAS-CHAVE: Adsorção, Porosidade, Remediação