PROCESSO DE OBTENÇÃO DE ÉSTERES DE ÁCIDOS GRAXOS E TRIACETINA POR INTERESTERIFICAÇÃO DE TRIACILGLICERÓIS, EMPREGANDO CARBOXILATOS METÁLICOS LAMELARES

O que é
Atualmente, a principal rota tecnológica de produção de monoésteres de ácidos graxos (biodiesel) é a transesterificação alcalina em meio homogêneo. Os monoésteres graxos assim produzidos, bem como a glicerina obtida como coproduto, requerem operações industriais onerosas para sua purificação. A substituição da catálise homogênea por heterogênea é importante do ponto de vista técnico e ambiental, pois, permite o reuso do catalisador, diminui a geração de efluentes e ainda leva a produção de uma mistura de monoésteres graxos com elevado grau de pureza.
A presente invenção propõe o uso de carboxilatos lamelares, de metais divalentes e trivalentes (AI+3, Mg+2, Ca+2, Zn}2, Mn+2, Fe+3, Co+2, Ni42, Cu+2, Sn+2 ou La}3), como catalisadores em reações de inferesterificação de triacilgliceróis, empregando acetatos de metila e/ou etila para a produção de monoésteres graxos e da triacetina, ou seja, a glicerina já quimicamente modificada. Assim evita-se a necessidade de etapas posteriores para modificação química da glicerina, como ocorre no processo tradicional de síntese destes produtos. Os carboxilatos utilizados são derivados de ácidos graxos saturados ou insaturados, com número de átomos de carbono da cadeia variando de n = 6 a 22.
Licenciamento
INFORMAÇÕES DA PATENTE
NÚMERO: BR1020150319541
STATUS: Concedida em 11/02/2020
TITULARES: Universidade Federal do Paraná
AUTORES: Fernando Wypych, Claudiney Soares Cordeiro, Luiz Pereira Ramos e Aligia Arrubia Useda
CLASSIFICAÇÃO INPI: B – Operações de Processamento; Transporte
PALAVRAS-CHAVE: Carboxilatos lamelares, monoésteres graxos