PROCESSO DE OBTENÇÃO DE ANTICORPO MONOCLONAL anti-ADAM33 E SUA UTILIZAÇÃO EM DIAGNÓSTICO DE CÂNCER DE MAMA

PI0301_BR102015027283
Imagem meramente ilustrativa.

O que é

O diagnóstico do câncer de mama é realizado por marcações no tecido tumoral utilizando anticorpos. Os anticorpos revelam a presença de proteínas no tumor e dependendo da proteína o direcionamento ao tratamento pode ser melhorado. Pensando em aprimorar esse processo desenvolvemos um anticorpo capaz de reconhecer em tecido parafinizado tumoral de mama a presença ou não da proteína ADAM33. A ausência de marcação indica que o tumor daquela paciente pode ter um comportamento mais agressivo. Por outro lado, a presença da marcação indica que o comportamento do tumor tenderá a ser menos maligno.

Desta forma a presente invenção se trata do hibridoma secretor de anticorpos monoclonais, designado como GMGK06, que se liga especificamente à proteína ADAM33 humana, bem como ao processo de preparação deste anticorpo monoclonal, através da produção de um hibridoma de células mielomatosas e células esplênicas de animais imunizados com o a proteína recombinante 27,7kDa referente ao domínio rico em cisteínas da proteína ADAM33. Esse anticorpo pode ser usado como método de diagnóstico, kit de diagnóstico para diferenciação dos tipos de câncer de mama.

Benefícios / Vantagens

  • Os anticorpos monoclonais são reagentes biotecnológicos de alta precisão e possuem alto custo.
  • As vantagens desse material patenteado é justamente fornecer um diagnóstico do câncer de mama mais aprimorado e com baixo custo, já que o anticorpo pode ser produzido no Brasil.
Disponível para

Licenciada – Sem exclusividade

INFORMAÇÕES DA PATENTE

NÚMERO: BR1020150272839

STATUS: Concedida em 08/02/2022

TITULARES: Universidade Federal do Paraná

AUTORES: Giseli Klassen e Graciele Cristiane More Manica

CLASSIFICAÇÃO INPI: C – Química; Metalurgia

PALAVRAS-CHAVE: Câncer de mama, Diagnóstico, Anticorpo

Rolar para o topo