DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA EM SECADORA DE RESÍDUOS ORGÂNICOS DOMÉSTICOS
O que é
A secadora de resíduos orgânicos domésticos é um eletrodoméstico que se propõe a reduzir o volume de rejeitos orgânicos gerados em uma residência de forma prática e automatizada. Através da retirada de água desses resíduos, a redução do volume inicial pode chegar a até 90%. O invento atinge esse resultado retirando a umidade das partículas de resíduos orgânicos através do insuflamento de ar aquecido dentro de um compartimento com isolamento térmico.
A secadora conta também com um sistema de trituração pré-secagem que reduz o tamanho das partículas de resíduos orgânicos, o que otimiza o tempo e o gasto de energia de um ciclo de secagem. O produto final desse processo não gera chorume e mantém suas propriedades nutricionais iniciais, podendo ser utilizado na produção de ração animal e/ou como adubo.
O projeto está inserido no contexto do Design para Sustentabilidade na medida em que alia a preocupação com as questões ambientais – neste caso diretamente mais especificamente ao desproporcional volume da geração de resíduos – em associação ao conforto e benefícios aos consumidores.
Benefícios / Vantagens
- A secadora possui, basicamente, duas funções importantes: a trituração e a secagem. A trituração dos resíduos no compartimento de entrada dura dois minutos e a secagem em si acontece no período de uma hora. O usuário não precisa intervir nesse processo já que este é automatizado, portanto o painel de controle possui apenas um botão, o de acionamento da máquina;
- A fim de aproximar o usuário do produto e informá-lo sobre o andamento do processo, a tampa funciona como um visor, com informações diretas e claras e com tela duel color OLED de baixo gasto energético;
- A pega lateral foi projetada para facilitar o transporte, associada aos rodízios giratórios esféricos;
- A abertura e fechamento da tampa do recipiente é facilitada por meio de sensor de movimento (Air gesture);
- A carenagem externa é em alumínio facilitando a limpeza, resistência e agregando valor estético;
- A carenagem interna é em ABS favorecendo a resistência e o isolamento térmico;
- Os encaixes das partes componentes foram projetados de forma a facilitar a montagem e desmontagem;
- Filtros de carvão ativo eliminam a produção de odores desagradáveis;
- A similaridade com lixeiras residenciais convencionais visa facilitar a adaptação e receptividade do usuário;
- O material gerado na secadora tem valor agregado para ser utilizado como fertilizante de solo ou ainda ser matéria-prima na fabricação de ração animal. No entanto, mesmo que este seja destinado aos aterros sanitários, também representa uma relevante contribuição ambiental e econômica para o problema de gestão do lixo (transporte e coleta) nas cidades e com os prejuízos que esse processo acarreta para o meio ambiente.
Licenciamento
INFORMAÇÕES DA PATENTE
NÚMERO: BR1020140315004
STATUS: Concedida em 27/07/2021
TITULARES: Universidade Federal do Paraná
AUTORES: Dulce de Meira Albach, Raiane Laura de Araujo Ribas e Juliano Fogaça Santos Lima
CLASSIFICAÇÃO INPI: B – Operações de Processamento; Transporte
PALAVRAS-CHAVE: Secadora, Resíduos orgânicos