DESPOLIMERIZADO ENZIMÁTICO DE ALOE COMO AGENTE ANTI-INFLAMATÓRIO E PROCESSO PARA OBTENÇÃO DO MESMO

PI0309_BR1020140292047
Imagem meramente ilustrativa.

O que é

A presente invenção trata de um despolimerizado enzimático de Aloe como agente anti-inflamatório e processo para obtenção do mesmo. A invenção relata o uso de um polissacarídeo de baixa massa molar, obtido a partir de despolimerização enzimática da fração polissacarídica de Aloe barbadensis Miller como agente anti-inflamatório, utilizado de forma isolada ou em conjunto de outros ativos, em composições farmacêuticas ou dermocosméticas. Especificamente trata dos processos de produção deste polímero ativo e seu uso em métodos e composições para tratamento de doenças inflamatórias, processos inflamatórios e sintomas decorrentes.

Benefícios / Vantagens

  • Existe uma busca crescente de novos compostos anti-inflamatórios de origem natural que possuam eficácia e segurança, o que é apresentado pelo objeto dessa patente.
  • A matéria prima vegetal (Aloe barbadensis) é abundante e de fácil cultivo, dessa forma, temos uma fonte renovável, de baixo custo de produção e de fornecimento contínuo, beneficiando toda a cadeia de produção.
  • Por se tratar de um produto de origem vegetal, sua potência farmacológica foi testada frente a um anti inflamatórios esteroidal e a avaliação foi positiva, mesmo sendo utilizada concentrações mais elevadas.
  • Para polissacarídeos, a literatura relata efeitos adversos e baixo risco baixo, se comparada a anti-inflamatórios esteroidais.
  • O produto aqui descrito pode modular a expressão de proteínas responsáveis pelo processo inflamatório de forma eficiente.
  • O produto é bem absorvido e sua ação atinge seu máximo em tempo semelhante ao controle utilizado.
Disponível para

Licenciamento

INFORMAÇÕES DA PATENTE

NÚMERO: BR1020140292047

STATUS: Depositada em 24/11/2014

TITULARES: Universidade Federal do Paraná, Fundação Universidade Federal de Grandes Dourados

AUTORESMiguel Daniel Noseda, Luciano Henrique Campestrini, Jenifer Mota Rodrigues, Maria Eugênia Duarte Noseda e Candida Aparecida Leite Kassuya

CLASSIFICAÇÃO INPI: C – Química; Metalurgia

PALAVRAS-CHAVE: Despolimerizado enzimático, Aloe barbadensis Miller, Anti-inflamatório.

Rolar para o topo